Heróis CM: “Sou um herói por salvar os avós"
Gritos do pequeno Zé Maria deram o alarme. Todos escaparam ao fogo.
Zé Maria tem apenas quatro anos, mas jamais vai esquecer a madrugada de 18 de janeiro de 2014. O dia em que, então com três anos, acordou com a casa em que vivia, na Foz do Douro, no Porto, em chamas e que gritou até acordar os avós. "Estava no quarto, acordei e vi muito fumo. Depois fui para a casa de banho, onde não havia fogo e chamei pelos avós", disse o pequeno herói.
"Depois fomos lá para fora e o avô chamou os bombeiros, que disseram que eu era um herói", frisou o menino, que já sabe o que quer ser quando crescer. "Quero ser polícia, bombeiro e pirata."
A habitação ficou completamente destruída. Foi graças à coragem do menino que os avós sobreviveram. "Penso que se ele não tivesse chamado por eles, os meus sogros não tinham escapado. O fumo era muito intenso e o meu sogro quase já nem conseguiu sair porque o chão já queimava", frisou Marta, mãe de Zé Maria, o herói CM. "Foi dramático. Eu estava no Brasil e durante uns minutos pensei que o tínhamos perdido e aos meus sogros", acrescentou Marta.
Naquela madrugada, as chamas foram combatidas pelos Sapadores do Porto. O chefe António Campos controlou as operações. "Não é todos os dias que se veem fogos deste género. Se não fosse esta criança, os avós tinham ficado lá", frisou.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt