Inspetores do SEF integrados na PSP vão ter carreira própria
GNR irá assumir a fiscalização portuária anteriormente feita pela Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.
Os inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) que forem transferidos para a PSP durante o processo de extinção da primeira força de segurança serão integrados numa carreira própria.Recorde-se que, de acordo com o plano governamental de extinção do SEF, a GNR irá assumir a fiscalização portuária feita por esta força de segurança, e a Polícia Judiciária assumirá as competências de investigação criminal.
A revelação foi esta quinta-feira feita aos sindicatos pelo diretor nacional da PSP, Magina da Silva, que explicou ainda já estar criada, mas ainda não regulamentada, a Unidade Orgânica de Segurança Aeroportuária (UOSA), que assumirá as competências de fiscalização aeroportuária do SEF. Esta mesma unidade, segundo Magina da Silva, será comandada por um oficial da PSP a designar.
Ao que o CM apurou, não foi esta quinta-feira revelada qualquer data para a extinção formal do SEF, e consequente entrada em funções da UOSA. Os agentes da PSP que nela prestarem serviço, no entanto, terão obrigatoriamente de efetuar formação em controlo documental e segurança de instalações aeroportuárias.
Recorde-se que, de acordo com o plano governamental de extinção do SEF, a GNR irá assumir a fiscalização portuária feita por esta força de segurança, e a Polícia Judiciária assumirá as competências de investigação criminal.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt