Onda de calor na Europa leva termómetros até aos 40 graus

O verão só chega para a semana a Portugal mas Reino Unido e Alemanha já sentem a estação.

27 de julho de 2018 às 19:15
Madeira e Açores em risco muito elevado de exposição aos raios UV Foto: Getty Images
Calor Foto: Miguel Veterano
Calor intenso na Europa Foto: Direitos Reservados

1/3

Partilhar

Vivemos um verão tardio, com temperaturas pouco comuns para esta altura do ano no nosso país mas, no entanto, em alguns países da Europa vive-se uma onda de calor que chega aos 40 graus. O Reino Unido chega esta sexta-feira aos 37 graus de temperatura, ultrapassado pela Alemanha que chega aos 39 graus. 

Em França, 18 zonas estão em alerta laranja com temperaturas a ultrapassar os 38 graus, segundo vários sites de meteorologia. 

Pub

Os jornais britânicos anunciam também que apesar da onda de calor que vivem, as tempestades que se estão a fazer sentir também causaram surpresa. 

Vaga de calor no norte da Europa é consequência das alterações climáticas

Pub

O estudo, realizado por investigadores da rede internacional World Weather Attribution, baseou-se em dados e previsões meteorológicas e em modelos climáticos, tendo concluído que a onda de calor na região "é um sinal sem ambiguidade" do aquecimento global.

A equipa de cientistas comparou, inclusive, os três dias mais quentes consecutivos de sete estações meteorológicas de seis países (Finlândia, Dinamarca, Irlanda, Holanda, Noruega e Suécia) com os três dias mais quentes consecutivos registados anualmente pelas mesmas estações a partir do início do século XX.

Desde o começo da vaga de calor, que afeta também o centro da Europa, os especialistas têm defendido que o fenómeno é compatível com as tendências previstas pelos modelos climáticos.

Pub

Os autores do estudo estimam que na Holanda, Dinamarca e Irlanda as alterações climáticas mais do que duplicaram a probabilidade da vaga de calor atual.

Em Portugal, o calor está prestes a chegar

Em declarações à agência Lusa, a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Joana Sanches adiantou que para o próximo fim de semana ainda está prevista alguma nebulosidade nas regiões do litoral, vento no litoral e nas terras altas e temperaturas com variações (pequenas descidas e subidas), "mas dentro do que têm estado nas últimas semanas".

Pub

"A partir de segunda-feira vão começar a subir gradualmente e no início do mês de agosto [quarta-feira] as temperaturas vão ser acima dos 30 graus em todo o território e acima dos 40 na região do Alentejo", adiantou.

De acordo com Joana Sanches, na origem da mudança no estado do tempo está uma massa de ar quente e seco vinda do Norte de África.

"Vamos ter uma mudança de padrão relativamente ao que se tem verificado nas últimas semanas. Vamos ter uma região depressionária a oeste de Marrocos, que leva à intensificação de uma corrente de leste que vai trazer uma massa de ar quente e seco", disse.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar