Ortorexia nervosa: Quando a alimentação saudável se torna uma obsessão
Entenda este distúrbio alimentar.
A ortorexia nervosa é um distúrbio alimentar que envolve a fixação numa alimentação saudável a um nível tão elevado que começa a afetar outros aspetos da vida da pessoa.
É verdade que ter uma alimentação saudável é fundamental para o nosso bem-estar, mas fazer dos cuidados com a alimentação uma obsessão provoca efeitos adversos. Em alguns casos, a ortorexia pode estar relacionada com a perturbação obsessivo-compulsiva (POC) ou com outros distúrbios alimentares, explica o
O termo "ortorexia" foi usado, pela primeira vez, em 1997, pelo médico norte-americano Steve Bratman, e deriva das palavras gregas "orthos", que significa "certo", e "orexis", que significa "apetite". No entanto, uma tradução mais eficaz seria "dieta correta".
Ao contrário de outros distúrbios alimentares como a anorexia e a bulimia, a ortorexia nervosa prende-se com a qualidade nutricional dos alimentos e não com a quantidade de comida. A intenção de quem sofre do distúrbio é ser saudável e não necessariamente ser magra.
A medicina tem começado a reconhecer a ortorexia como uma doença, mas esta não foi ainda reconhecida oficialmente como distúrbio alimentar pela Associação Americana de Psiquiatria nem pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Embora ainda não sejam reconhecidos oficialmente, existem alguns sinais que, no seu conjunto, podem indicar que uma pessoa sobre de ortorexia nervosa. Podem ser sintomas do distúrbio ter um medo intenso de alimentos considerados "não saudáveis", ter uma obsessão com nutrição (ao ponto de ler exaustivamente os rótulos e as tabelas nutricionais dos alimentos), ser incapaz de se desviar de um estilo alimentar ou de uma dieta restritiva, sem se sentir ansioso, e ainda dedicar tanto tempo a organizar uma alimentação saudável que afeta a vida social e profissional, por exemplo. Muitas vezes, as pessoas com ortorexia também sentem que a sua autoestima depende da sua capacidade de seguir meticulosamente um estilo de vida que consideram saudável, indica ainda o
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt