Praia em Aljezur já tem vigilância e bandeira azul

Praia do Monte Clérigo conta com dois nadadores-salvadores.

18 de julho de 2019 às 08:22
Praia do Monte Clérigo é uma das mais frequentadas da Costa Vicentina Foto: Ricardo Pereira
Praia de Monte Clérigo, Aljezur Foto: Tiago Pais
Turista alemão morre afogado em praia sem vigilância em Aljezur Foto: CMTV

1/3

Partilhar

A praia de Monte Clérigo, uma das mais frequentadas da Costa Vicentina, conta finalmente, desde esta quarta-feira, com nadadores-salvadores, tendo sido também hasteada a Bandeira Azul.

Uma reunião de emergência realizada na segunda-feira permitiu encontrar uma solução para o problema, que colocava em causa a segurança dos banhistas.

Pub

Ao que apurou o CM, a vigilância passa a ser garantida por dois nadadores-salvadores - um desses elementos é disponibilizado por um restaurante de praia e outro pela autarquia de Aljezur.

Mas, a partir do final deste semana, o dispositivo de assistência passará a ser assegurado apenas pelos privados, enquanto a câmara vai facultar um elemento para as folgas dos nadadores da praia.

Pub

Este foi o resultado de uma reunião de emergência entre a Câmara de Aljezur, Agência Portuguesa do Ambiente, Capitania do Porto de Lagos, proprietários dos restaurantes de praia e Associação dos Moradores do Monte Clérigo.

A autarquia salienta que foi encontrada "uma solução comum e sólida", que garante a segurança dos banhistas.

Pormenores

Pub

Surfistas salvam

No dia 10 deste mês, dois instrutores de surf salvaram uma criança e um homem que tinham sido levados pela corrente e estavam em dificuldades.

Perante o risco para banhistas, a Câmara de Aljezur optou por deslocar, no passado fim de semana, dois nadadores da praia de Vale dos Homens, menos frequentada, para Monte Clérigo.

Pub

Atraso nos meios

Antes do verão, a capitania concessionou um apoio, que teria de ter nadadores. Só que este ainda não abriu. Assim, existia a expectativa de que, tal como em 2018, a assistência fosse garantida pelos restaurantes licenciados pela Agência Portuguesa do Ambiente, mas estes contestaram a hipótese.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar