Rastreio nacional para hepatite C
DGS prepara novo plano de combate às hepatites.
Já foram dadas orientações para se avançar com um rastreio nacional a todas as hepatites. A medida faz parte do plano de eliminação da hepatite C em Portugal que está a ser desenhado pela Direção-Geral da Saúde, por indicação do ministro da Saúde, Paulo Macedo. O plano prevê uma estratégia diferenciada para a hepatite C. Ao que o CM apurou, o novo programa apresenta quatro vertentes de ataque: prevenção, diagnóstico, educação e o rastreio.
Os especialistas dizem que as estimativas apontam para que cerca de 150 mil portugueses tenham a doença e não saibam. Além disso, segundo o contrato assinado com a Gilead, para o fornecimento do remédio, Sofosbuvir, o preço pode ser reduzido. "Quantos mais doentes forem tratados, mais vantajoso se torna porque baixa o preço dos tratamentos", afirmou ontem o secretário de Estado da Saúde, Manuel Teixeira, à saída de uma reunião com os hospitais.
Ao CM Carlos Martins, administrador do Hospital de Santa Maria, afirmou que a unidade tem cerca de "um milhar de doentes a tratar". Foram autorizados pela tutela 802 tratamentos para a hepatite C. Destes, 633 com terapêutica inovadora, 302 são tratamentos com Sofosbuvir ou combinações. "Quarenta e quatro doentes estão curados", referiu o secretário de Estado
da Saúde.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt