Prepare-se para a depressão Ingrid: há possibilidade de queda de neve no Alto Alentejo e Algarve
IPMA emitiu avisos para o território nacional e alerta ainda para a agitação marítima, com ondas a chegarem aos 15 metros de altura. Situação de alerta vai prolongar-se até sábado, dia 24.
A depressão Ingrid está a chegar a Portugal e traz chuva e vento fortes, granizo, trovoada e neve em algumas zonas de Portugal continental, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Está prevista neve para as terras altas das regiões Norte e Centro acima de 600 metros de altitude e existe ainda a possibilidade do Alto Alentejo ficar pintado de branco, na serra de S. Mamede e Marvão, assim como nos pontos mais altos da serra de Monchique, no Algarve. A situação de alerta vai prolongar-se até sábado, dia 24.
Já foram emitidos avisos amarelo de precipitação e rajada, laranja de neve e vermelho de agitação marítima, que irão ser atualizados ao longo dos próximos dias, aponta o IPMA.
"O vento irá intensificar a partir do final da tarde de dia 22, soprando do quadrante oeste, por vezes com rajadas da ordem de 70 a 90 km/h no litoral oeste e 80 a 100 km/h nas terras altas", lê-se na nota emitida pelo IPMA esta quarta-feira.
A depressão vai trazer ainda agitação marítima, com as ondas "com 6 a 8 metros de altura significativa na costa ocidental entre os dias 22 e 25, podendo atingir 15 metros de altura máxima". A Autoridade Marítima Nacional e a Marinha já veio alertar esta quarta-feira para um agravamento significativo das condições meteorológicas e da agitação marítima em Portugal continental, entre quinta-feira e domingo, recomendando medidas de precaução à população e às comunidades marítimas.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt