Chuva vai continuar, pelo menos até ao próximo dia 10. Maior intensidade nas regiões do Centro e Sul.
1 / 3
A primavera chegou com chuva e, até dez de abril, a tendência é de precipitação acima dos valores habituais para a época do ano, em particular nas regiões Centro e Sul. A Previsão a Longo Prazo do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) levanta a possibilidade de se assistir a um recuo na percentagem do território do continente em seca, a exemplo do que aconteceu na primeira quinzena deste mês. A confirmar-se, o Minho (onde já é considerada “fraca”) poderá mesmo vir a deixar de estar nesta situação.
Segundo o IPMA, deverá chover mais do que o costume a sul do sistema montanhoso de Montejunto-Estrela, até ao final desta semana. Podem cair até 60 litros por metro quadrado acima do que é hábito - é, sensivelmente, o dobro do que choveu em Setúbal (28,6 litros), no último domingo. Só na sexta-feira e no sábado haverá uma ligeira melhoria do estado do tempo. E o mau tempo regressa logo depois.
A tendência mantém-se no início de abril. “A probabilidade da precipitação total semanal ser superior ao normal situa-se entre 40 e 60%.”
Os dados já disponíveis para o período entre os próximos dias 4 a 10 apontam para uma “anomalia positiva” nos distritos de Viana do Castelo, Braga e Aveiro, na ordem dos dez litros por metro quadrado - é esta a quantidade de água que deverá, assim, cair a mais em relação ao que é normal. Em sentido inverso, nos concelhos de Castro Verde e Almodôvar cairão menos dez litros do que habitualmente.
Entre 11 e 17 de abril, “não é possível identificar a existência de sinal estatisticamente significativo”, sublinha o IPMA.
Portugal enfrenta a pior seca desde 1931, ano que marcou o início de registos regulares. Desde e até ao dia 15 deste mês, choveu 277,8 litros por metro quadrado, o que corresponde a 44 % do valor normal.
Mudança de hora traz riscos
No próximo domingo , a hora muda: à 01h00 os relógios devem ser adiantados para as 02h00. A mudança resulta em menos 60 minutos de sono, o que, segundo a neurologista Teresa Paiva, tem efeitos negativos. “Implica um maior afastamento entre a hora solar e a hora legal, o que tem consequências na saúde. Representa uma maior probabilidade de risco de cancro”, sublinhou a especialista na área da investigação e tratamento do sono.
Teresa Paiva destacou ainda ao CM o facto de a redução do tempo de descanso aumentar o risco de sofrer um acidente rodoviário ou de trabalho, e o agravamento de sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Defensora da manutenção da hora de inverno, a médica considera que a mudança é desnecessária. “O argumento da poupança de energia é contestado por movimentos criados na sociedade”, notou a neurologista. Uma pessoa demora entre três e cinco dias para se refazer da alteração, disse.
Fechar a torneira uma hora
A ação ‘H2OFF – Hora de fechar a torneira’ apela aos consumidores para que esta terça-feira, às 22h00, não gastem água por uma hora.
ONU lembra aquíferos
A Organização das Nações Unidas (ONU) dedica este ano às “águas subterrâneas”.
Zero alerta para nitratos
A Associação Zero alerta que a presença de nitratos de origem agrícola são preocupantes.
Água subterrânea
A água subterrânea é 74% da água que é consumida no continente: 84% é para irrigação.
Barlavento algarvio e lima em nível crítico
Os dados referentes aos volumes de armazenamento das albufeiras indicam que as situações mais críticas são nas barragens do rio Lima (Minho) e no Barlavento Algarvio.
Parte de estrada abate após chuva forte em Faro
Uma estrada no centro de Faro abateu parcialmente depois das chuvas fortes do passado domingo. Esta segunda-feira de manhã, vários trabalhadores da empresa municipal Fagar estiveram a realizar trabalhos de reparação. O local foi vedado pela Proteção Civil.
Espinho remove areia e rochas
Funcionários da Junta de Freguesia de Silvalde, no concelho de Espinho, removeram esta segunda-feira as areias e as rochas depositadas pelo galgamento do mar, na madrugada de sábado, na esplanada junto ao Bairro Piscatório. A água chegou perto das habitações.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.