page view

Inundações e queda de árvores. Mau tempo faz estragos nos Açores

Chuva e vento forte já provocaram 36 ocorrências. Nove pessoas tiveram de ser realojadas.

16 de junho de 2019 às 23:34
A carregar o vídeo ...

Aviso amarelo para grupos central e oriental dos Açores

Nove pessoas tiveram de ser realojadas na ilha Terceira, no domingo, devido ao mau tempo que está a afetar os grupos central e oriental dos Açores, informou o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA).

De acordo com uma nota do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), a ilha onde se verificaram mais ocorrências foi a Terceira, com 33 casos, "sobretudo inundações de habitações e de vias, transbordos de cursos de água e quedas de árvore".

"Na zona oeste da ilha Terceira, entre as freguesias de São Bartolomeu e das Doze Ribeiras, houve necessidade de realojar nove pessoas, situação resolvida pelo Serviço Municipal de Proteção Civil de Angra do Heroísmo e pelo Instituto de Segurança Social dos Açores (ISSA)", é referido no comunicado.

A maioria dos danos registou-se no concelho de Angra do Heroísmo, com 30 ocorrências, sendo que as restantes três aconteceram no concelho da Praia da Vitória.

Os avisos amarelos emitidos para os grupos oriental e central do arquipélago dos Açores, devido a chuva e vento fortes, foram prolongados até às 09h00 de segunda-feira, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Segundo um comunicado do IPMA, para o grupo oriental, constituído pelas ilhas de São Miguel e Santa Maria, prevê-se precipitação por vezes forte e acompanhada por trovoada, bem como vento forte com direção de oeste a rodar para noroeste entre as 21h00 deste domingo e as 09h00 de segunda-feira.

Já para o grupo central, o aviso compreende o mesmo período, mas diz respeito apenas a chuva forte e trovoada.

O grupo formado pelas ilhas da Terceira, Graciosa, S. Jorge, Faial e Pico esteve sob aviso laranja até às 21h00.

O aviso amarelo é o segundo menos grave e é emitido quando as condições meteorológicas representam um "risco para determinadas atividades".

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores recomenda medidas de autoproteção, como limpar os sistemas de drenagem ou evitar circular nas estradas sem necessidade.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8