page view

"20% das pessoas não respeitaram as regras da bolha": António Costa reage à final da Liga dos Campeões

Primeiro-ministro admite que Champions não correu bem mas evita falar em "consequências políticas".

31 de maio de 2021 às 15:43

O primeiro-ministro, António Costa, reagiu, pela primeira vez, esta segunda-feira, aos ajuntamentos da final da Liga dos Campeões.

Ao longo do discurso, Costa admitiu que houve falhas, mas sublinhou que a 'bolha' existiu para 80% dos adeptos ingleses, sendo que 20% não a respeitaram. "20% das pessoas que não respeitaram as regras da bolha" começou por dizer.

O primeiro-ministro disse ainda que "não podemos querer turistas mas depois dizer que não gostamos dos turistas".

"Todos os dias há pessoas que não respeitam regras e não é isso que as torna ilegítimas", salienta Costa. 

"Manifestamente não correu tudo bem", afirmou António Costa, admitindo que "o que aconteceu este fim de semana não pode servir de exemplo" e terá que "servir de lição".

Questionado se gostou de ver imagens de adeptos britânicos, durante a semana anterior, na baixa da cidade, alguns sem medidas de precaução contra a epidemia de covid-19, Costa admitiu que não, mas afirmou que elas "foram repetidas em 'loop', criando a ilusão que eram continuadas".

No final das declarações que prestou aos jornalistas no parlamento, Costa ainda foi questionado sobre as consequências políticas dos acontecimentos, tanto nos festejos incontrolados no Porto, no sábado, como em Lisboa quanto adeptos do Sporting festejaram o campeonato.

"Há sempre lições a tirar", disse apenas, sem responder diretamente à pergunta das consequências políticas, no parlamento, em Lisboa, depois de participar numa reunião da COSAC (Conferência dos Órgãos Especializados em Assuntos da União dos Parlamentos da União Europeia).

A final da Liga dos Campeões, entre Manchester City e Chelsea, decorreu no Porto, no sábado, num jogo com a presença de adeptos ingleses, que durante os últimos dias estiveram aglomerados no centro da cidade, a maioria sem cumprir as regras ditadas pela pandemia de covid-19, como o uso de máscara e o distanciamento físico.

 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8