page view

Diabéticos e bombeiros com vacinas gratuitas

Estado adquiriu 1,4 milhões de doses para administrar a grupos prioritários.

25 de setembro de 2017 às 01:30

Cerca de 1,4 milhões de doses de vacina contra a gripe serão este ano distribuídas gratuitamente no Serviço Nacional de Saúde (SNS). A vacinação contra a gripe arranca já no início de outubro e este ano, além de ser gratuita para pessoas a partir dos 65 anos e para internados em instituições, também vai ser grátis para todos os doentes diabéticos e bombeiros, disse ao CM Graça Freitas, subdiretora-geral da Saúde.

A carregar o vídeo ...

Diabéticos e bombeiros com vacinas gratuitas

No total, a vacinação gratuita deverá rondar 3,5 milhões de euros. No ano passado, o SNS adquiriu 1,2 milhões de doses de vacinas contra a gripe, que custaram 3 milhões.

Segundo Graça Freitas, a vacinação contra a gripe é ainda "fortemente recomendada" a doentes crónicos e imunodeprimidos, grávidas, profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados. As vacinas gratuitas para aqueles grupos não requerem receita médica nem pagamento de taxa moderadora.

No caso dos bombeiros, a Direção-Geral de Saúde entendeu que deviam ter direito à vacina pois "estão em risco ocupacional de contrair e transmitir a gripe, considerando as atividades de assistência e de transporte de doentes". Quanto às receitas das vacinas contra a gripe, têm validade até 31 de dezembro, à semelhança do que aconteceu em anos anteriores.

Esta segunda-feira, o Ministério da Saúde, em conjunto com o Ministério da Educação, lança em Lisboa a campanha de comunicação do Programa Nacional de Vacinação. Uma das novidades é a inclusão de uma pergunta aos pais, nos formulários de matrícula nas escolas: são questionados se os sabem se os filhos têm as vacinas em dia.

Em caso de resposta negativa (ou caso respondam 'Não sabe'), recebem um folheto com informação sobre a importância das vacinas e os centros de saúde são avisados.

Farmácias ficam fora da vacinação

As entidades privadas já podem administrar as vacinas do Programa Nacional de Vacinação. De fora ficam as farmácias, garante Graça Freitas. As entidades que queiram ter um ponto de vacinação "têm de apresentar um pedido" à Administração Regional de Saúde.

Campanha para apelar à proteção

A campanha que é hoje lançada pretende "apelar aos hábitos da vacinação" e esclarecer e informar os pais. "São as doenças que matam e não as vacinas".

PORMENORES

Taxa de 95 por cento

Portugal tem uma taxa de vacinação de 95%. Em relação às crianças, "os centros de saúde vão trabalhar articulados com as escolas", diz Graça Freitas.

Sistema informático

A Direção-Geral de Saúde tem um sistema informático que reúne informação sobre quem está ou não vacinado. Os utentes podem receber as vacinas em qualquer local do País.

Grupos com gratuitidade

A vacina é gratuita para pessoas a partir dos 65 anos, internados em instituições, a aguardar transplante, sob quimioterapia, com trissomia 21, fibrose quística, doença neuromuscular ou défice de alfa -1 antitripsina.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8