page view

Legionella encerra balneários escolares em Paredes

Contaminação foi verificada nos sistemas hidráulicos de um pavilhão.

28 de abril de 2019 às 09:55
A carregar o vídeo ...

Legionella encerra balneários escolares em Paredes

Uma inspeção de rotina aos sistemas hidráulicos instalados nos balneários da Escola Secundária de Paredes detetaram, na quinta-feira, uma "estirpe da bactéria de legionella", confirma a Parque Escolar.

O pavilhão onde os alunos têm aulas de Educação Física estará encerrado até que sejam feitas novas análises depois do tratamento de "choques químicos" que está a ser feito para eliminar a bactéria a todo o circuito hidráulico.

Em comunicado, a Parque Escolar garante que a previsão de reabertura será na próxima semana.

A entidade gestora da escola garante que a recolha de 10 amostras em pontos comuns de desenvolvimento de bactérias - procedimento instituído pela Parque Escolar com conhecimento da Direção-Geral de Saúde — resultou em normalidade em 8 amostras e na deteção da bactéria em duas recolhas com concentrações de 100 ufc/L [unidades formadoras de colónias por litro] no balneário dos professores, e de 63 ufc/L no balneário masculino, "muito inferiores a concentrações determinadas como preocupantes, que são de 1000 ufc/L".

Os testes estenderam-se a todo o edifício da escola, sendo que não foram registadas contaminações na comunidade escolar.

Contactado pelo Correio da Manhã, o diretor da escola, Francisco Queirós, mostrou-se indisponível para mais esclarecimentos.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8