page view

Artigo exclusivo

720 pessoas nos Cuidados Intensivos na próxima semana

Especialistas alertam para possibilidade de haver 150 óbitos por dia devido à Covid-19.

13 de janeiro de 2021 às 01:30

O epidemiologista Manuel Carmo Gomes revelou ainda, no Infarmed, que “60% dos doentes recuperados da Covid-19 ficaram com sequelas”. Entre as mais comuns estão a dor de cabeça, palpitações e depressão. Já Baltazar Nunes, do Instituto Doutor Ricardo Jorge, salientou que o número de novos casos ultrapassa em 130% o valor máximo de novembro. Segundo o especialista, entre 24 e 29 de dezembro, houve “5 mil casos que escaparam ao processo de testagem”.

Neste momento, o Rt (índice de transmissibilidade) nacional situa-se nos 1,22, o que significa que, em média, 100 infetados contagiam, em média, 122 pessoas. O valor começou a aumentar a 26 de dezembro, altura em que foi verificada maior mobilidade, “equivalente ao período pré-pandemia”. Outra hipótese para explicar o aumento das infeções, sobretudo em Lisboa, são os casos importados. “Em novembro foram 58 casos, nos primeiros 11 dias [de janeiro] vamos em 53”, explicou Duarte Tavares. Segundo o investigador da ARS Lisboa e Vale do Tejo, diariamente, em média, mais de 100 cidadãos portugueses ou com residência em Portugal recusam fazer teste à chegada e não o trazem feito. Já o peso da variante do Reino Unido em Portugal “ainda é modesto”, mas é preciso “ter cautela” para parar a disseminação, que é 32 vezes mais rápida. Em Portugal já foram, porém, identificados 440 casos.

Portugueses admitem ter usado menos a máscara

Os portugueses utilizaram menos a máscara de proteção individual nas semanas que coincidiram com o Natal e o Ano Novo, concluiu a Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa. Já na última quinzena, 60% dos inquiridos admitiram ter estado num grupo com 10 pessoas sem máscara.

Primeira fase da vacinação deverá durar até abril

Francisco Ramos, coordenador do plano de vacinação, revelou que será difícil "ultrapassar a primeira fase da vacinação no primeiro trimestre". A segunda toma começa na próxima semana, com 30 mil pessoas. Ontem começou a vacinação na GNR. Em Portugal já foram administradas 74 099 doses.

Linha SNS 24 atende 274 388 em dez dias

A linha SNS 24 atendeu 274 388 chamadas nos primeiros dez dias deste ano, registando um aumento de quase 100 mil contactos em relação aos últimos dez dias de 2020, anunciou ontem o presidente dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, Luís Goes Pinheiro, ouvido no Parlamento .

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

O Correio da Manhã para quem quer MAIS

Icon sem limites

Sem
Limites

Icon Sem pop ups

Sem
POP-UPS

icon ofertas e descontos

Ofertas e
Descontos

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8