page view

Galp desiste de refinaria de lítio em Setúbal após abandono da Northvolt

Empresa energéntica não conseguiu arranjar outro parceiro para investir no projeto Aurora.

26 de novembro de 2024 às 20:35

A Galp decidiu abandonar o projeto Aurora, para uma refinaria de lítio em Setúbal, depois da desistência da Northvolt e de não ter arranjado outro parceiro, adiantou, em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

"A Galp decidiu não avançar com a construção do projeto Aurora", disse o grupo.

"Inicialmente uma parceria 50/50 entre a Galp e a Northvolt, esta última comunicou à Galp no início de 2024 a sua decisão de deixar de investir no Aurora", destacou.

Desde então, "a Galp tem procurado identificar novos parceiros internacionais, mas sem sucesso", referiu, recordando que o "Aurora está a trabalhar desde 2021 para estabelecer uma fábrica de conversão de lítio em Setúbal, com o objetivo de fornecer a indústria de baterias, aproveitando as reservas de lítio de Portugal".

Segundo a Galp, "apesar dos esforços significativos, que incluíram a montagem de uma equipa qualificada, a realização de estudos de engenharia, a preparação de processos de licenciamento e a procura de incentivos e financiamentos, o contexto atual e a impossibilidade de contar com um parceiro internacional inviabilizam a prossecução do projeto.

Em 28 de outubro, o presidente executivo (CEO) da Galp afirmou que a empresa não se iria precipitar numa decisão final de investimento sobre a construção de uma refinaria de lítio em Portugal até ter garantias de "retorno adequado" para o projeto.

"Estamos nas fases finais de detalhes de engenharia e a discutir incentivos. Muito trabalho foi feito e ainda está em curso. Mas, devo dizer que o mercado está atualmente muito desafiante e não temos pressa em tomar uma decisão final de investimento até vermos um retorno adequado para o projeto, e não nos parece que estejamos nesse ponto neste momento", afirmou Filipe Silva.

A Northvolt anunciou em 22 de novembro ter apresentado um pedido de proteção contra a falência nos Estados Unidos da América, referindo que é mantida a fábrica da Suécia a operar.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8