page view
Imagem promocional da micronovela
MICRONOVELA

Refúgio Proibido Um refúgio. Dois corações. Mil segredos.

4546 morrem com diabetes

Serviço Nacional de Saúde gastou 226 milhões de euros só em medicação.

16 de janeiro de 2015 às 00:30

Morreram em Portugal 4546 pessoas devido à diabetes, segundo o relatório ‘Factos e Números 2014’ publicado ontem pela Direção-Geral da Saúde. Os dados são de Portugal Continental, relativos a 2013, e demonstram um agravamento da doença.

Na população entre os 20 e os 79 anos, a prevalência passou de 11,7 por cento em 2009 para 13 por cento. No total,

refere o relatório do observatório nacional da diabetes, 3,1 milhões de portugueses têm diabetes ou hiperglicemia. Em 2013, quase 12 mil pessoas morreram nos hospitais públicos, com a diabetes a representar 25 por cento desta mortalidade hospitalar. A doença incide mais nos homens.

No que diz respeito a despesas, o Serviço Nacional de Saúde gastou 226 milhões de euros só com a medicação da doença, dos quais 18 milhões foram suportados pelos doentes.

No total, a diabetes implica despesas entre 1250 milhões a 1500 milhões de euros, sendo a maior parcela a hospitalização (455 milhões). Cada um dos doentes, entre os 20 e os 79 anos, custaram 1694 euros.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Boa Tarde

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8