page view

Águia atingida a tiro recupera em Olhão

Raio-X revela quatro projeteis de caçadeira e fraturas provocadas por chumbos.

05 de setembro de 2021 às 08:51

O Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens, em Olhão, recebeu esta semana três aves que foram atingidas a tiro, incluindo uma águia-calçada, que tem um estatuto de conservação ‘quase ameaçada’ e cuja a caça está proibida por lei.

“O raio-X realizado mostrou quatro projéteis de caçadeira, e fraturas na asa e pata direitas (cúbito e tibiotarso, respetivamente) provocadas por chumbos que atravessaram estas zonas do corpo”, revela o RIAS.

A ave de rapina está agora em fase de recuperação naquele centro, depois de ter sido encontrada num terreno privado, por um popular, na zona de Olhão. Também esta semana deram entrada dois pombos-das-rochas, com tiros de caçadeira em várias zonas do corpo, após terem sido baleados numa zona não designada para caça. Acabaram por não sobreviver.

O RIAS reforça o alerta de que o abate de espécies não cinegéticas é crime punível por lei. A investigação para o apuramento de responsabilidades está a ser conduzida pelo Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR.

Dragão-de-komodo em risco de extinção

Os dragões-de-komodo, ameaçados pela mudança climática, foram este sábado classificados como “espécie em risco”, passando a constar da lista de espécies ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8