page view

Artesão fazem azulejos inspirados no bordado Madeira

Oficina no concelho da Calheta.

19 de abril de 2015 às 11:33

O uso dos desenhos do bordado Madeira na azulejaria é a marca dos irmãos Paula e Duarte Gomes, com oficina de cerâmica na freguesia do Paul do Mar, concelho da Calheta, uma das poucas existentes no arquipélago.

"As primeiras vezes que apareci com estas peças era costume ouvir as pessoas a questionar como é que eu tinha metido o bordado dentro do azulejo", contou Paula Gomes à Lusa, explicando que o efeito resulta da aplicação da técnica da aresta, a mesma usada nos azulejos hispano-árabes do século XVI.

Embora seja formada em geologia, a paixão pela cerâmica arrebatou-a nos tempos em que estudava em Lisboa, quando, por curiosidade, frequentou um curso. "Depois, já não consegui parar", realçou.

Em 1994, instalou a oficina no rés-do-chão da casa de família, no Paul do Mar, freguesia com 900 habitantes, que se estende por uma fajã à beira mar, na zona oeste da Madeira, durante anos marcada pelo isolamento, a emigração e a vida dura da pesca e do campo. Candidatou-se a um fundo europeu e adquiriu equipamento: uma fieira, uma mufla (forno) e uma prensa; máquinas que, como diz, "não industrializam o processo, simplesmente o agilizam".

Na década de 2000, o irmão associou-se à iniciativa e desde então a oficina 'Azuldesejo' funciona a quatro mãos, produzindo painéis para clientes um pouco por toda a ilha e também para estrangeiros vindos de França, Áustria e Estados Unidos.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8