page view

Conheça as tradições de Natal mais peculiares e divertidas em Portugal

Crianças a fumar, fogueiras de Natal e convívio típicos de uma época cheia de magia.

24 de dezembro de 2018 às 12:30

Por todo o país a época natalícia é vivida com tradições muito próprias que variam de região para região e de família para família. 

Há quem se junte à volta da fogueira, quem vá à missa do galo e quem pergunte "O menino Mija?". Esta é a época da família, onde todos se juntam à mesa para conviver e saborear o tempo em família. 

Em Bragança, a tradição de Natal é a população fazer um ramo com doces, frutos e cigarros que é leiloado no Dia de Ano Novo. O dinheiro do leilão é posteriormente usado para as festas da terra.

Em Miranda do Corvo, a tradição da fogueira do galo mantém a cultura popular. A fogueira é acesa na noite da Consoada e a tradição carrega consigo aquele que é considerado pelos investigadores como "um ato de iniciação e emancipação dos rapazes em idade da puberdade, em que as raparigas "estão proibidas de participar".

Segundo o investigador da cultura mirandesa António Rodrigues Mourinho, estes rituais e praxes de fecundidade e puberdade são pagãos e vêm de tempos ancestrais, com o objetivo de provar se os rapazes eram capazes de procriar.

Crianças a fumar? Sim. No Dia de Reis as crianças - algumas com menos de cinco anos - são incentivadas a fumar em Mirandela. São os pais que compram os cigarros aos filhos e as incentivam desde tenra idade. 

Seguimos para Oliveira de Hospital onde a missa do galo e a fogueira são as palavras-chave da época. Nesta localidade trocam-se os presentes, segue-se para a missa do galo e depois os jovens sentam-se à volta da fogueira onde conversam até de madrugada.

No Barreiro a tradição é sair à rua, ao final da noite, para beber uma ginjinha. 

Em Barrancos a tradição tem um gostinho espanhol. Na noite de Consoada a fogueira também é protagonista. À volta do fogo cantam-se músicas em espanhol, acompanhadas por um instrumento feito a partir de lata e uma cana a que chamam "san bombita". 

Se estiver nos Açores e lhe perguntarem "O Menino Mija?", não estranhe. Trata-se da prática de ir visitar a casa dos familiares e amigos para comer e conviver.

Também em Monforte, Braga e Mação a fogueira é a protagonista da época.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8