page view

Batatas fritas ou "fast food" pode aumentar o risco de lesões cerebrais, diz estudo

Cientistas usaram ratos como cobaias e alimentaram-nos com dietas à base de óleo reutilizado.

12 de abril de 2024 às 08:41

Um estudo da Universidade de Chicago sugere que comer batatas fritas ou "fast food" pode causar danos cerebrais duradouros. Para determinar os efeitos de uma dieta à base de óleo reutilizado, os cientistas usaram ratos como cobaias e descobriram que o óleo contém propriedades prejudiciais para o cérebro que são absorvidas pelos alimentos.

Os resultados obtidos refletiram que os animais alimentados com este tipo de dieta mostraram mais sinais de inflamação no fígado, o que poderá acelerar o declínio cognitivo e, por sua vez, causar demência. Além disso, apresentaram um nível elevado de stress oxidativo e danos significativos no cólon, de acordo com o Medical Daily. Os danos cerebrais nestes ratos foram, ainda, superiores aos do grupo de controlo.

As mesmas lesões cerebrais foram verificadas nos filhos dos animais que serviram de cobaias e que ingeriram dietas ricas em óleos reutilizados.

Os cientistas denotam que são necessários mais estudos para corroborar os efeitos observados nos ratos. Não obstante, não é a primeira vez que se estabelece uma relação entre o tipo de alimentação diária e o declínio da saúde do cérebro.

Em 2021, foi feita uma outra investigação a alimentos altamente processados, como é o caso das batatas fritas ou a charcutaria, e foram associados a uma perda repentina de memória em pessoas com mais idade.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8