page view

Behçet: Doença inflamatória afeta 20 mil

Aftas orais e genitais, lesões na pele e até inflamação ocular são alguns dos sintomas da síndrome de Behçet.

27 de setembro de 2015 às 13:59

É uma doença rara e pode ter complicações graves ao nível dos órgãos, podendo levar à cegueira, mas também causar a morte por rutura de aneurismas, que tanto pode ocorrer no pulmão como na aorta. A doença de Behçet tem vários sintomas, desde lesões cutâneas, como borbulhas e aftas, a inflamação ocular, e pode manifestar-se em diferentes idades. "Não é uma doença dos velhos", explica Vaz Patto, reumatologista e especialista na doença, que pertence ao grupo das vasculites (inflamação dos vasos sanguíneos).

"Podem surgir aftas enquanto criança, aos 10 anos, e depois aos 20 anos podem surgir as aftas genitais. Tende a aparecer tanto em homens como em mulheres", explica. A partir dos 60 anos, "a doença tende a desaparecer".

Bastante frequente em países da Ásia, Médio Oriente e Norte de África, a síndrome de Behçet é rara em Portugal, mas ainda assim poderá afetar cerca de 20 mil portugueses. "A nossa previsão, e segundo um estudo feito há uns anos, é a de que em cada 500 pessoas há um doente de Behçet", refere.

Os sintomas variam de doente para doente, e, por não haver uma idade para o seu aparecimento, a doença pode demorar anos até ser diagnosticada. E é esta a maior preocupação dos especialistas, pois a rapidez do diagnóstico é determinante para evitar sequelas. É que, ao contrário de outras doenças crónicas, como a diabetes, a Behçet tem uma "evolução ondulante". "Não é uma doença estável. Por isso, os medicamentos podem ser dados por períodos espaçados", refere o reumatologista.

Por se tratar de uma vasculite especial, para um correto diagnóstico é necessária uma equipa multidisciplinar, mas é a reumatologia a especialidade mais vocacionada para diagnosticar e acompanhar os doentes.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8