page view

BioNTech avisa para falhas no fornecimento das vacinas contra a Covid-19

UE teve processo de aprovação e aquisição mais demorado do que outros países.

02 de janeiro de 2021 às 09:49

A empresa alemã BioNTech, parceira da farmacêutica Pfizer no desenvolvimento da vacina contra a Covid-19, admitiu que poderá haver falhas no fornecimento de vacinas na União Europeia, apesar de as duas empresas estarem a trabalhar para aumentar a produção.“O processo na Europa não foi tão rápido e direto quanto em outros países e isso deve-se, também, ao facto de a UE não ter autorizado pedidos diretos, caso contrário os países também teriam tido a sua oportunidade [de adquirir a vacina]”, explicou Sahin, adiantando que a empresa está em negociações com Bruxelas para a venda de mais doses. 

Em entrevista à revista alemã ‘Der Spiegel’ o presidente-executivo da BioNTech, Ugur Sahin, explica que a escassez do fármaco deve-se em parte ao processo mais demorado de aprovação e aquisição da vacina por parte da UE e ainda ao pequeno tamanho da encomenda inicial de Bruxelas. Os EUA, recorde-se, fecharam a compra de 600 milhões de doses em junho, enquanto a UE esperou até novembro para adquirir 300 milhões de doses. Isto levou a que a Alemanha, por exemplo, tivesse sido obrigada a suspender a sua campanha de vacinação dias após o início, por ter esgotado o stock de vacinas disponível.

“O processo na Europa não foi tão rápido e direto quanto em outros países e isso deve-se, também, ao facto de a UE não ter autorizado pedidos diretos, caso contrário os países também teriam tido a sua oportunidade [de adquirir a vacina]”, explicou Sahin, adiantando que a empresa está em negociações com Bruxelas para a venda de mais doses. 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8