Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
1

Bombeiros abastecem localidades de Penacova afetadas pelos fogos de outubro

Município garante "que a água que abastece as populações é efetivamente própria para o consumo humano".
2 de Janeiro de 2018 às 14:50
Incêndio em Penacova
Incêndio em Penacova
Fogo na zona de Penacova
Incêndio em Penacova
Incêndio em Penacova
Fogo na zona de Penacova
Incêndio em Penacova
Incêndio em Penacova
Fogo na zona de Penacova
O município de Penacova recorreu aos bombeiros para normalizar o abastecimento de água nos reservatórios de Vale do Tronco e Vale Maior, que deixaram de poder captar no Rio Alva devido a enxurradas, foi esta terça-feira anunciado.

"Na sequência da chuva que caiu na região, nos últimos dias, as enxurradas causadas pela instabilidade climatérica turvaram o caudal do Rio Alva, afetando a qualidade da água para consumo humano em algumas das localidades da União de Freguesias de Friúmes e Paradela" abastecidas por aqueles reservatórios, explicou aquele município do distrito de Coimbra, em comunicado.

Neste momento, o abastecimento aos depósitos de Vale do Tronco e Vale Maior, encontra-se a ser realizado por camiões cisterna dos Bombeiros Voluntários de Penacova, Vila Nova de Poiares e Miranda do Corvo.

O município de Penacova garante, desta forma, "que a água que abastece as populações é efetivamente própria para o consumo humano".

Apelando à melhor compreensão das populações afetadas, o presidente da Câmara local, Humberto Oliveira, alertou a população para que "compreenda a importância da poupança de água, neste momento em particular", destacando que o abastecimento da rede pública deverá ter, como primeira prioridade, o consumo humano.

A União de Freguesias de Friúmes e Paradela, onde situam os dois reservatórios, foi bastante afetada pelos incêndios de 15 e 16 de outubro, que destruíram uma vasta área florestal e provocaram mais de quatro dezenas de mortes na região Centro.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)