page view

Câmara pondera despejo de moradores de edifício em risco em Lisboa

Autarquia intimou proprietários para fazerem obras e admite ação de despejo se não avançarem em breve.

15 de novembro de 2024 às 01:30

Um edifício privado de seis pisos (incluindo cave e subcave) com 43 apartamentos, na Rua Possidónio da Silva, n.º 11, em Lisboa, está em risco de derrocada e a câmara admite despejar os moradores. “Caso as obras não tenham início num curto prazo, poderá ser ponderado o despejo do edifício”, afirmou ao CM fonte oficial da autarquia.

A carregar o vídeo ...

“O vigamento está todo podre”: Presidente da Associação de Moradores relata problemas em edifício em risco em Lisboa

Numa vistoria realizada em junho de 2022, os técnicos da câmara já afirmavam que, tendo em conta “a gravidade das patologias observadas, considera-se não existirem condições de segurança para a permanência de pessoas e bens em todo o edifício”, até que seja realizado “o escoramento de toda a laje” que divide a cave da subcave.

O auto de vistoria apontava a “debilidade estrutural dos vigamentos em madeira da laje do tecto da subcave” e a situação de “insalubridade” provocada por “ruturas nas canalizações de drenagem de águas residuais” que se acumulavam na subcave. Numa outra vistoria realizada a semana passada a autarquia verificou que “as patologias referenciadas anteriormente mantêm-se”.

Os condóminos responsabilizam a empresa que gere o condomínio pela inação e vão fazer um abaixo-assinado a apelar à urgência da realização das obras.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8