page view

Câmara de Oeiras responsabiliza SNS por concentração de pessoas em centro de vacinação Covid

Registou-se concentração de pessoas num centro de vacinação contra a Covid-19, em Carnaxide, devido a um erro informático daquela entidade.

24 de março de 2021 às 18:32

A Câmara de Oeiras responsabilizou esta quarta-feira o Serviço Nacional de Saúde (SNS) pela concentração de pessoas verificada num centro de vacinação contra a Covid-19, em Carnaxide, devido a um erro informático daquela entidade responsável pela convocatória dos munícipes.

"A concentração anormal de pessoas que se verificou hoje no centro de vacinação Carlos Queiroz, em Carnaxide, deveu-se a um erro informático do Serviço Nacional de Saúde (SNS) - responsável pela convocatória de munícipes para serem vacinados - que fez a marcação de 400 utentes para a mesma hora, provocando o atraso em todo o processo", justifica o município de Oeiras, num comunicado enviado às redações.

Alertada para a ocorrência, a autarquia presidida por Isaltino Morais "providenciou de imediato todo o apoio logístico necessário para minimizar o impacto para os utentes", lê-se na nota.

"Em poucos minutos chegaram ao local mais elementos da Proteção Civil de Oeiras e outros voluntários para dar assistência aos idosos, abriu-se um novo espaço de espera com mais 200 cadeiras, toldos para os proteger do sol e foram distribuídos lanches", acrescenta a Câmara Municipal no comunicado.

Na nota é ainda referido que o presidente da autarquia também se deslocou para o local "para se inteirar da real situação e confirmar que tudo estava a ser assegurado para o bem-estar dos utentes".

Questionada pela Lusa, a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) explica, numa resposta por escrito, que "habitualmente são agendadas 80 pessoas por hora e, por lapso, [...] foram convocadas 160 pessoas por hora no período de manhã".

Tratou-se uma "duplicação nos agendamentos", que a ARSLVT diz lamentar.

"O problema foi identificado e prontamente corrigido, sendo que no principio da tarde a situação já estava estabilizada e sem fila de espera", realça.

Apesar do constrangimento, a ARSLVT sublinha que "foram inoculadas 888 pessoas com mais de 80 anos, com a vacina da Pfizer [primeiras doses]".

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.735.411 mortos no mundo, resultantes de mais de 124,1 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 16.805 pessoas dos 818.787 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8