Enviada indicação incorreta sobre colocação com parte branca para fora. Autarquia admite e promete correção.
A Câmara de Sintra está a oferecer um milhão de máscaras cirúrgicas aos seus munícipes, mas o processo ficou marcado por um erro que a autarquia já admitiu e que prometeu corrigir.
Milhares de pessoas começaram esta semana a receber as máscaras através do correio e algumas delas repararam num erro. O folheto com as instruções para utilização das máscaras recomenda que a colocação seja efetuada "com o lado branco para fora".
A forma correta de colocação deve ser exatamente a oposta, ou seja, com a parte azul para fora e a branca para dentro. Só desta forma as dobras ficam na posição mais indicada para reter as partículas, ficando também o parte branca e mais macia da máscara em contacto com a face.
Segundo fonte oficial da Câmara Municipal de Sintra garantiu ao Correio da Manhã, foram distribuídos por correio um total de 170 mil envelopes contendo cada um cinco máscaras, bem como um folheto com as instruções de utilização das mesmas.
A autarquia garante que apenas 1500 folhetos continham o erro sobre a forma de colocação. "A gralha foi detetada e até final desta semana vai chegar informação à casa das pessoas sobre a forma correta de utilização das máscaras", assegurou a mesma fonte da autarquia ao Correio da Manhã, frisando que, mesmo do avesso, a máscara oferece proteção, embora não da forma mais correta e confortável.
Ricardo Mexia, presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública, explica de forma simples como colocar corretamente estas máscaras: "As pregas do lado exterior devem apontar para baixo e as de dentro para cima. O arame [no interior da máscara] fica em cima e a face colorida virada para fora."
Já foram distribuídas 850 mil máscaras e faltam entregar 150 mil. Os munícipes podem recolher estas máscaras nos postos dos SMAS de Sintra.
GNR fiscaliza autocarros escolares
Com o regresso às aulas dos alunos de 11º e 12º anos, a GNR tem estado a fazer ações de sensibilização e fiscalização nos transportes escolares. Uma das ações decorreu junto à sede do agrupamento de escolas de Macedo de Cavaleiros. "Estamos a verificar como é feito o transporte, se são utilizados todos os equipamentos de proteção individual por parte dos passageiros e se é cumprida a lotação e a desinfeção das viaturas", explicou João Sousa, comandante do Destacamento de Trânsito da GNR do distrito de Bragança.
Ventiladores a caminho de Portugal
Um avião fretado pelo Estado estava previsto partir na última madrugada de Pequim para transportar o primeiro carregamento de 500 ventiladores adquiridos por Portugal à China. Serão precisos, no total, quatro voos para transportar todos os ventiladores e restante equipamento de proteção médica, incluindo máscaras, luvas ou fatos de proteção química, entre compras do Estado e doações de privados. O segundo voo parte no sábado.
Refugiados vão sair de Loures
Depois da Câmara Municipal de Loures (CML) ter negado responsabilidade na instalação de 5 refugiados infetados no concelho, a Misericórdia de Lisboa informou a autarquia que o grupo vai ser retirado. A CML aprovou uma moção onde pede a retirada para espaço adequado ou a garantia de confinamento obrigatório. A ida de um refugiado a um supermercado obrigou ao fecho da loja.
Márcio ‘preso’ em Marrocos
Márcio Santos, 39 anos, está retido em Marrocos desde 17 de março. Estava a trabalhar no dia em que as fronteiras fecharam devido à pandemia e desde então têm-lhe sido travadas todas as tentativas de regressar a casa. "Estou há dois meses fechado em casa e nem direito tenho ao documento que me permite sair à rua para ir às compras", contou ao CM Márcio, natural de Alcains, Castelo Branco.
Mais informação sobre coronavírus AQUI.
MAPA da situação em Portugal e no Mundo.
SAIBA como colocar e retirar máscara e luvas.
APRENDA a fazer a sua máscara em casa.
CUIDADOS a ter quando recebe uma encomenda em casa.
DÚVIDAS sobre coronavírus respondidas por um médico
Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.