Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
3

Caminho para orgasmos e satisfação na 3ª idade

É possível obter satisfação em qualquer idade.
Cláudia Machado 21 de Abril de 2016 às 08:33
O envelhecimento vai trazer alterações ao corpo  e à mente, mas não significa o fim da vida sexual
O envelhecimento vai trazer alterações ao corpo e à mente, mas não significa o fim da vida sexual FOTO: Stock Photo
Há mulheres portuguesas que só descobriram o orgasmo aos 80 anos, depois da viuvez e graças à masturbação. Nunca exploraram o próprio corpo e viveram uma sexualidade envergonhada porque foram "educadas na castração do regime de ditadura". Muitos idosos não valorizam a prática porque é na penetração que acreditam estar o prazer. A disfunção erétil ou a menopausa não são sentenças certas e a autoestimulação pode ser o caminho para uma terceira idade com prazer.

"A masturbação é um assunto tabu em todas as idades. As pessoas acham que é um comportamento de quem tem mau sexo ou de quem não tem parceiro", conta ao CM Vânia Beliz, psicóloga e sexóloga que tem desenvolvido vários trabalhos com idosos nesta área. De um desses projetos guarda a recordação de um testemunho: "Uma senhora com cerca de 80 anos disse-me que só depois de ficar viúva é que teve um orgasmo. Só nessa altura descobriu a autoestimulação", revela. Outra idosa desejava saber "como poderia ser o sexo nas viúvas", acrescenta Vânia Beliz.

As mudanças são inevitáveis, só não têm de ser penosas. "É importante que se compreenda que a sexualidade não termina, adapta-se às circunstâncias", explica a sexóloga, deixando um alerta: "Se quando estão numa idade mais ativa, a sexualidade não é muito gratificante, não podem esperar que seja quando envelhecem."

Para preparar o caminho da satisfação sexual, nada melhor do que experimentar. "Existem muitas formas de chegar ao prazer, através de outros caminhos, com a valorização das carícias e desvalorização da penetração", acrescenta. Perante a disfunção sexual, a estimulação do parceiro através do toque tem tudo para ser uma fórmula vencedora do orgasmo.

Os efeitos da menopausa, que pode causar secura vaginal ou diminuição da libido, podem encontrar solução na terapia hormonal de substituição. "Portugal será dos países onde menos mulheres fazem este tratamento porque ainda existem muitos mitos", defende Vânia Beliz.
Vânia Beliz Portugal saúde terceira idade masturbação
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)