page view
Imagem promocional da micronovela
MICRONOVELA

Herança de sangue Há heranças que não se escolhem.

Construção de hospital privado em Santarém já pode avançar

Edifício será erguido num terreno onde durante anos esteve o "esqueleto" de um hotel inacabado, mandado demolir em 2013.

01 de setembro de 2018 às 08:36

A Câmara de Santarém aprovou este sábado o pedido de informação prévia para construção de um hospital do grupo Luz Saúde num terreno onde durante anos se ergueu o "esqueleto" de um hotel inacabado, mandado demolir em 2013.

O pedido apresentado pelo promotor do investimento, a Fidelidade Property Europe SA, foi aprovado quase dois anos depois de uma primeira apresentação, chumbada em janeiro de 2017 pelos vereadores da oposição do executivo de então, no qual o PSD não detinha maioria absoluta, ao contrário do que sucede neste mandato.

Na reunião de câmara realizada este sábado, a votação do pedido de informação prévia foi antecedida da deliberação sobre o cancelamento do ónus no registo que limitava o tipo de construção no terreno ao turismo e que previa cláusulas penais caso não fosse construída a unidade hoteleira, que motivaram o chumbo anterior.

A deliberação, que contou com os votos contra dos quatro eleitos do PS, foi tomada com base num parecer jurídico que conclui pela legalidade da correção da "incongruência" entre o que se encontra inscrito no anexo do Plano Diretor Municipal, admitindo o uso para equipamentos coletivos, entre outros, e a inscrição da letra "T" na Planta de Ordenamento, indicando o uso para fins turísticos.

Por outro lado, o parecer considera não haver lugar às cláusulas penais porque nunca chegou a ser emitido o alvará de licença de construção da unidade hoteleira.

O presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves (PSD), realçou, em declarações à Lusa, a importância do projeto para o concelho, onde, além do Hospital Distrital, existe uma outra unidade privada, do grupo CUF, e uma Escola Superior de Saúde, o que potencia a criação de um 'cluster' nesta área.

O projeto da Fidelidade, que surge como promitente-comprador ao atual proprietário do terreno, a Ragen, Construção Civil SA, prevê a construção de uma unidade do Grupo Luz Saúde com três pisos e 352 lugares de estacionamento, numa área de 4.276 metros quadrados não classificada como Reserva Ecológica Nacional.

O terreno, com vista para o Tejo e uma área total de 83.520 metros quadrados, manteve durante quase duas décadas o "esqueleto" inacabado de um hotel, alvo de várias polémicas, e contem uma parcela onde se encontra a lixeira que foi selada em 2004 e que deverá reverter para o município.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Boa Tarde

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8