page view

Dadores não pagam taxas moderadoras

Isenção vai ser alargada a todos os cuidados hospitalares.

19 de dezembro de 2015 às 15:06

É dador de sangue?

Pergunta CM

Obrigado pelo seu voto!

É dador de sangue?

Os dadores de sangue vão ficar isentos do pagamento de taxas moderadoras em todos os cuidados hospitalares do Serviço Nacional de Saúde (SNS), anunciou esta sexta-feira, em Coimbra, o ministro da Saúde Adalberto Campos Fernandes. Desde 2011, os que faziam dádivas de sangue só não pagavam taxas moderadoras no acesso aos cuidados de saúde primários.

"Iremos repor a isenção para os dadores de sangue para todas as condições de acesso, não apenas nos cuidados de saúde primários, mas também para o acesso aos cuidados de saúde hospitalares", revelou o governante na visita ao Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.

A medida agradou ao pre- sidente da Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue. Alberto Mota disse que a federação "nunca abandonou a luta" pela reposição da isenção, que terminou em 2011 e em algumas zonas fez com que as dádivas baixassem "drasticamente". O ministro disse que pretende recolocar o SNS no "seu patamar de polo integrador da coesão social".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8