Correio da Manhã
JornalistaOito mil clientes no continente sem energia elétrica pelas 09h00
Oito mil clientes da E-Redes estavam às 09h00 desta terça-feira sem energia elétrica em várias zonas de Portugal continental devido ao mau tempo provocado pela passagem da depressão Joseph, disse à Lusa fonte da empresa.
Em comunicado, a E-Redes informa que a rede elétrica foi impactada pelas condições meteorológicas adversas, indicando que às 01h00 desta terça-feira cerca de 40 mil clientes estavam sem energia, sendo o distrito de Viana do Castelo o mais visado.
As equipas operacionais da E-Redes têm estado mobilizadas na resolução das avarias que se registaram na média e baixa tensão.
Lusa
Seguir Autor:
Derrocada deixa aldeia de Sistelo sem acesso a Arcos de Valdevez
Uma derrocada de grandes dimensões cortou, esta terça-feira, o acesso da aldeia de Sistelo à sede do concelho de Arcos de Valdevez, disse o presidente da câmara, dando conta de outros deslizamentos de terras, estradas cortadas e inundações.
"Metade da freguesia está isolada, só tem saída pela estrada que liga Arcos de Valdevez a Monção. No lugar da Igreja a estrada está transitável", afirmou Olegário Gonçalves.
Em declarações à agência Lusa, pelas 09h30, o autarca do PSD, que se deslocava para o local, adiantou que o "concelho acordou com muitos danos causados pela chuva que caiu com intensidade", mas sem registo de vítimas.
Portugal continental vai sofrer novo agravamento do estado do tempo na próxima noite devido à depressão Joseph, com vento forte com rajadas de 140 quilómetros por hora e foi emitido aviso vermelho para o Porto, Aveiro e Coimbra.
Lusa
Seguir Autor:
Capitania do Funchal prolonga avisos para a Madeira até quarta-feira
A capitania do Porto do Funchal prolongou esta terça-feira os avisos de agitação marítima e vento fortes para a Madeira até às 06:00 de quarta-feira, com base nas previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A autoridade marítima regional indica que a ondulação poderá chegar aos 6,5 metros na costa norte e aos 4,5 metros na zona sul da ilha.
O vento soprará de oeste/noroeste "fresco a muito fresco (30-50 quilómetros/hora), por vezes forte (51-61 quilómetros/hora) a partir do final da tarde", enquanto a visibilidade prevista é "boa a moderada".
Lusa
Seguir Autor:
Vídeo mostra chuva intensa a entrar em vestiários da PSP de Braga
VÍDEO: Direitos Reservados
Porto, Aveiro e Coimbra sob aviso vermelho na quarta-feira devido ao vento
Portugal continental vai sofrer novo agravamento do estado do tempo na próxima noite devido à depressão Joseph, com vento forte com rajadas de 140 quilómetros por hora e foi emitido aviso vermelho para o Porto, Aveiro e Coimbra.
Em declarações à agência Lusa, a meteorologista Cristina Simões, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) explicou que o continente continua sob a influência da depressão Joseph que vai trazendo sucessivos agravamentos do estado do tempo.
"Tivemos esta noite chuva forte, vento bastante forte em todo o território à passagem da frente. Agora estamos com uma ligeira melhoria do estado do tempo, embora com ocorrência de aguaceiros e vento", disse.
No entanto, a previsão para a próxima noite é de novo agravamento do estado tempo.
"Há uma depressão na circulação da depressão Joseph. É uma depressão secundária, forma-se a oeste do continente (...). Vai-nos trazer muito vento, chuva, neve e agitação marítima", adiantou.
De acordo com Cristina Simões, esta depressão secundária vai estar centrada às 00:00 de quarta-feira a oeste do Porto.
Por isso, o IPMA já emitiu aviso vermelho, o mais grave, para os distritos do Porto, Aveiro e Coimbra entre as 03:00 e as 06:00, prevendo-se ventos com rajadas da ordem dos 140 quilómetros por hora (km/h).
Lusa
Seguir Autor:
Um casal e três filhos desalojados devido ao mau tempo em Tomar. Família acolhida no quartel dos Bombeiros
Um casal e três filhos ficaram desalojados devido ao mau tempo, depois de um desabamento na habitação, em Tomar. Segundo apurou o CM, a família foi acolhida de forma temporária no quartel dos Bombeiros enquanto os serviços sociais da Câmara avaliam a situação.
O alerta foi dado na madrugada desta terça-feira, pelas 4h51.
Apesar do sucedido, não há registo de feridos.
Isabel Jordão
JornalistaSeguir Autor:
Casal e três filhos menores desalojados após derrocada em Oeiras
Um casal e três filhos menores ficaram desalojados depois de uma derrocada em Porto Salvo, em Oeiras, na sequência da depressão Joseph que está a atingir o País. O alerta foi dado na segunda-feira e, segundo apurou o CM, a família está agora a viver num hostel em Carcavelos, depois da intervenção da Câmara Municipal.
Patrícia Marques Rodrigues
JornalistaSeguir Autor:
Mulher desaparecida depois de cair ao Rio Arade em Silves
As autoridades estão a fazer buscas por uma mulher que caiu ao Rio Arade, em Silves, ao início da manhã desta terça-feira.
Segundo afirmou ao CM o Capitão do Porto de Portimão, Eduardo Pousadas Godinho, que coordena as operações, o alerta foi dado às 07h19, e a mulher terá sido arrastada pela forte corrente.
As buscas decorrem no rio com três embarcações dos Bombeiros de Silves e da Autoridade Marítima e por terra com operacionais da GNR e dos bombeiros. Foi ainda acionada uma equipa dos Bombeiros de Portimão com drones.
Bernardo Ferreira
JornalistaSeguir Autor:
Queda de árvore durante a madrugada na rua de São Tomé no Porto
Manuel Jorge Bento
Seguir Autor:
Proteção civil registou 490 ocorrências entre as 00:00 e as 07:45
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou 490 ocorrências, entre as 00:00 e as 07:45 relacionadas com o mau tempo, a maioria na região metropolitana do Porto e principalmente quedas de árvores.
"Entre as 00:00 e as 07:45 de esta terça-feira foram registadas um total 490 ocorrências relacionadas com esta meteorologia adversa, sendo que a região Metropolitana do Porto foi a mais afetada e as ocorrências mais significativas estão relacionadas com quedas de árvores e inundações", disse à agência Lusa Paulo Santos, da ANEPC, realçando não haver registo de vítimas ou danos de maior.
Na Área Metropolitana do Porto foram registadas 141 ocorrências, na Grande Lisboa 35, na região Oeste 22, Alentejo 24 e Alentejo 16, estando as restantes espalhadas por outras regiões do continente.
Lusa
Seguir Autor:
Muro desaba e provoca danos em garagens em Vila Nova de Gaia
Um muro caiu sobre garagens provocando danos, na madrugada desta terça-feira, na rua do Belo Horizonte, em Mafamude, Vila Nova de Gaia.
Os Sapadores de Gaia estiveram no local.
1 / 2
Manuel Jorge Bento
Seguir Autor:
Três pessoas retiradas de casa após queda de muro em Monção
Três pessoas foram retiradas por precaução da sua habitação, na Rua Caminho Padre António Barreiros, em Tangil, em Monção, na madrugada desta terça-feira, devido à “queda do muro de suporte dos terrenos do jardim”, informou o Comando Sub-Regional do Alto Minho.
O jardim, que ficou inundado, fica próximo da casa e, por precaução, o presidente da Junta de Freguesia de Tangil, Michel Fernandes, realojou os moradores durante esta noite.
Raquel Sousa
EstagiáriaSeguir Autor:
Mais de 20 estradas nacionais e municipais fechadas devido ao mau tempo
Vinte e cinco vias nacionais e municipais estavam às 07:00 de esta terça-feira interditadas por inundação ou desmoronamento nas regiões do norte e centro, devido ao mau tempo, segundo a Guarda Nacional Republicana (GNR).
Lusa
Seguir Autor:
Queda de árvores, estradas cortadas e inundações: registadas quase 100 ocorrências durante a madrugada devido ao mau tempo
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou quase 100 ocorrências entre as 00:00 e as 06:30 relacionadas com o mau tempo por causa da depressão Joseph, a maioria quedas de árvore e inundações.
De acordo com informação disponível no 'site' da ANEPC, às 06:30, as zonas mais afetadas foram a Área Metropolitana do Porto, Alto Minho, Região de Aveiro, Coimbra, Leiria, Oeste e Grande Lisboa. A maioria das ocorrências deveu-se a quedas de árvores, inundações de estruturas ou superfícies por precipitação intensa, limpezas de via, queda de estruturas e movimentos de massa. Fonte da Guarda nacional Republicana (GNR) adiantou há Lusa que há muitas estradas cortadas em Portugal continental.
Lusa
Seguir Autor:
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.