page view

Derrocadas em Porto Brandão deixam 500 vidas em suspenso

Movimentos do solo e perigo de queda da arriba, obrigaram a retirar moradores. Autarquia diz que alguns podem não voltar.

14 de fevereiro de 2026 às 01:30

As derrocadas em Porto Brandão (Almada) obrigaram esta sexta-feira à retirada de perto de meio milhar de pessoas que ali vivem. Estas movimentações de terras, aliadas ao perigo de derrocada geral da arriba, fazem com que alguns moradores “provavelmente não possam regressar”. Isto levou a que a presidente da Câmara de Almada, Inês de Medeiros, pedisse ao Governo que decretasse a situação de calamidade no concelho. O processo de retirada dos moradores começou há alguns dias e na quinta-feira a Transtejo/Soflusa deu um auxílio, transportando por barco no rio Tejo os veículos dos deslocados. Na véspera, já tinha retirado alguns dos moradores do local.

Segundo disse a autarca, a situação em Porto Brandão era a “mais crítica no concelho”. Inês de Medeiros afirmou ainda que terá de se realizar uma “análise profunda” à arriba. Trata-se de uma “grande extensão de terra, que está em risco de desabar”. Isto fez com que cerca de 500 pessoas tivessem de ser retiradas do local.

O risco em Porto Brandão não é novo, mas Inês de Medeiros assumiu que não era esperado que acontecesse “tão rapidamente e com esta extensão”. Pelas 18h00 desta sexta-feira, fonte oficial da autarquia garantiu ao CM que já não havia pessoas para retirar do local. Duas horas antes, a autarquia permitiu que os moradores fossem a Porto Brandão e a Formozinhos retirar alguns bens que tivessem ficado para trás.

De acordo com a mesma fonte, alguns desalojados foram levados para locais da autarquia, com outros a terem apoio familiar. Não há perspetivas de regresso para já e, garante a autarquia, há lugares que ficarão mesmo inabitáveis. Para já, a câmara municipal aguarda que o Governo decrete o estado de calamidade local para “poder atuar”.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8