page view

Dezenas de pessoas manifestam-se em Lisboa para pedir liberdade no Irão

Iranianos protestam desde o final de dezembro contra o custo de vida no Irão e pela queda do regime.

17 de janeiro de 2026 às 16:34
A carregar o vídeo ...

Dezenas de pessoas manifestam-se em Lisboa para pedir liberdade no Irão

Várias dezenas de pessoas concentraram-se hoje à tarde pacificamente junto à Assembleia da República, em Lisboa, para apoiar os manifestantes iranianos que, em Teerão, protestam desde dezembro contra o custo de vida e pela queda do regime.

A comunidade iraniana em Portugal teme um agravamento da violência, denuncia "a repressão em curso no Irão" e defende a rutura diplomática com o regime, o reconhecimento do príncipe herdeiro Reza Pahlavi como interlocutor da transição e a classificação da Guarda Revolucionária Islâmica (IRGC) como organização terrorista.

Em declarações à agência Lusa, Roham Torabi, membro da comunidade iraniana em Portugal, disse que o povo quer "acabar com com Estado islâmico" e viver numa democracia.

Debaixo de chuva, o protesto ocorre numa altura em que as autoridades iranianas têm respondido com violência aos protestos em Teerão e o líder supremo, 'ayatollah' Ali Khamenei, declarou que o Estado iria endurecer a repressão.   

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8