Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
1

Diabéticos têm maior risco de sofrer de cancro

Fórum científico no Porto.
13 de Novembro de 2015 às 13:53
Teste para controlar os diabetes
Teste para controlar os diabetes FOTO: Getty Images

Os doentes que sofrem de diabetes tipo 2, o tipo de diabetes mais comum, têm maior risco de vir a ter cancro do que a população normal, disse esta sexta-feira o coordenador do Fórum Diabetes, que se realiza no sábado, no Porto.


"O cancro em portadores de diabetes tem um prognóstico significativamente pior do que na população sem diabetes", acrescentou Miguel Melo, que é também assistente hospitalar do Serviço de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.


A ligação entre estas duas doenças é um dos principais temas do Fórum Científico que a Bial promove na Alfândega do Porto, no sábado, Dia Mundial da Diabetes.


Segundo o especialista, nos últimos anos o melhor tratamento da diabetes proporcionado pelos avanços científicos tem levado a um aumento da esperança de vida e à consequente emergência de novas condições associadas à diabetes, como a disfunção cognitiva e demência, a depressão e o cancro.


"Estima-se que na próxima década as neoplasias possam inclusivamente ultrapassar a doença cardiovascular como causa de morte nas pessoas com diabetes", referiu.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)