Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
7

Vírus do Nilo em Faro

Saiba mais sobre esta doença.
Cláudia Machado e Rui Pando Gomes 1 de Setembro de 2015 às 09:23
Caso de vírus do Nilo Ocidental'identificado no Algarve FOTO: D.R.

A Direção-Geral da Saúde revelou ontem a existência de "um caso provável de vírus do Nilo Ocidental", identificado num cidadão português a viver no Algarve e que, ao que o CM apurou, esteve internado no Hospital de Faro.

A infeção terá ocorrido no País, já que, questionado pelo CM sobre se existe a possibilidade de o vírus ter sido contraído no estrangeiro, Francisco George, diretor-geral da Saúde, respondeu que "em princípio, não".

As autoridades de saúde reuniram ontem especialistas para "avaliarem os riscos referentes a este caso", cuja confirmação está dependente de uma análise. "Levará alguns dias", explicou Francisco George, avançando que os testes já concluídos apontam para este diagnóstico. O caso vai ser comunicados à autoridades internacionais.

O doente já teve alta do Hospital de Faro, por ter manifestado "uma evolução favorável", mas o caso continua a ser monitorizado. O vírus do Nilo Ocidental é transmitido por picada de mosquito também a animais "e raramente evolui para meningite viral".
vírus infeção vírus do oeste do Nilo Algarve Faro Francisco George saúde
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)