page view

Dormir apenas quatro horas e sentir-se enérgico? É difícil, mas não é impossível

Aprenda as técnicas que o podem ajudar a ter mais energia depois de uma noite mal dormida.

04 de setembro de 2024 às 16:28

Dormir bem é fundamental para o bom funcionamento do organismo humano. No entanto, existem formas de, de vez em quando, contornar os resultados das poucas horas dormidas.

Reduzir a quantidade de horas de sono sistematicamente pode conduzir a graves problemas de saúde como depressão, hipertensão e até aumentar o risco de obesidade.

A maioria dos adultos precisa de dormir pelo menos 7 horas, os adolescentes devem dormir entre 8 a 10 horas por noite, as crianças até aos 10 anos entre 9 a 12 horas e as crianças em idade pré-escolar necessitam de 10 a 13 horas de sono.

Um estudo de 2018 que examinou os hábitos de sono de mais de 10.000 pessoas descobriu que dormir regularmente 4 horas por noite equivalia a acrescentar 8 anos de envelhecimento ao cérebro dos participantes, indicou o Healthline. 

É importante relembrar que não só a quantidade, mas a qualidade do seu sono é determinante para como se sentirá ao acordar. Melhorar a qualidade do sono pode reduzir o número de horas que tem de passar na cama. 

Certifique-se de que o seu quarto está escuro. Luzes fortes podem interferir com a produção natural de melatonina – substância que induz o relaxamento do seu corpo.

Evite o tempo de ecrã uma hora antes de dormir. A luz azul emitida pelos ecrãs de telemóveis, tablets e computadores pode interferir com o ritmo circadiano (o chamado "relógio biológico") natural do corpo e com a produção de melatonina. O mais aconselhado é mesmo que mantenha potenciais distrações fora do seu quarto. Ao deitar, deve estar o mais inativo possível.

Evite líquidos antes de dormir, de modo a reduzir as hipóteses de precisar de se levantar para ir à casa de banho a meio da noite.

Praticar exercício físico leve pode fazer com que se sinta mais acordado. Evite exercícios pesados e que o deixem mais cansado.

Faça uma alimentação saudável e que lhe dê mais energia ao longo do dia.

Evite o álcool, pois o seu efeito sedativo pode causar sonolência.

Passe algum tempo exposto à luz solar, pois pode melhorar o seu foco, estimulando a produção de serotonina.

Experimente dormir uma sesta. Dormir sestas curtas de 20 minutos ao longo do dia pode ajudá-lo a recarregar energias sem causar sonolência e sem prejudicar o sono da noite seguinte.

A quantidade de horas que cada pessoa precisa é também determinada por fatores individuais, como a rotina de trabalho e estilo de vida. Há pessoas que conseguem dormir menos horas e sentir-se menos cansadas.

Um grupo de cientistas da Universidade da Califórnia, nos EUA, encontrou uma mutação rara do gene ADRB1 em pessoas que conseguem sentir-se descansadas com menos de 6 horas e meia de sono por noite, sem quaisquer consequências aparentes para a saúde, explicou o Healthline. 

Se for portador desta mutação genética, é possível que se sinta descansado, mesmo que durma menos do que o número de horas recomendado.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8