Afinal qual é a idade aconselhada para abordar o tema da sexualidade com os mais novos? A infância? A adolescência? Segundo o sexólogo Bruno Inglês, essa idade não existe. O importante, diz, é que os pais criem "um espaço de abertura" para conversar e tirar dúvidas aos filhos.
Um espaço que pode ser difícil de conquistar tendo em conta o ritmo de vida actual, avisa o especialista: "Quando os pais mal vêem os filhos", é difícil criar esse espaço. Mas quando os pais são "esclarecidos" e há "rotinas de vida social em comum" as coisas acontecem com naturalidade.
"Uma série de televisão, por exemplo, pode suscitar o tema", refere o sexólogo ao CM, aconselhando os pais a responderem apenas ao essencial. "As respostas mais eficazes são as curtas e simples, sem excesso de informação. Não vale a pena responder a mais do que é perguntado, nem grandes discursos. As crianças e jovens são práticos e contentam-se com respostas simples".
Bruno Inglês destaca ainda a importância de fazer sempre um "enquadramento afectivo" quando se dá informação sobre "aspectos biológicos ou métodos contraceptivos" para não tornar o tema da sexualidade "muito frio e cru".
"Deve sempre relacionar-se sexualidade com afectividade", diz o sexólogo.
E sublinha a necessidade de transmitir a informação correcta: "Hoje há muito acesso à informação pela internet, mas muita não é correcta. A informação mais esclarecida deve ser a que advém de pais e professores. É a essa informação que os jovens dão mais credibilidade".
"O SEXO MANTÉM A PAIXÃO": Rute Penedo, Manequim 27 anos
Qual é a sua arma de sedução?
É a minha descontracção.
Qual a importância do sexo na sua vida?
O sexo é muito importante para manter uma relação e a paixão.
Que artigo compraria numa sex shop?
Uma lingerie.
Como foi a 1.ª vez?
Foi na praia e foi pouco agradável.
Verão é a estação do sexo?
É o Verão, o Outono, o Inverno e a Primavera.
Fica disponívelquando...
O meu coração está sempre aberto.
José Sócrates ou Ronaldo?
Ronaldo, claro. Faz muito o meu género.
PROFESSORES NÃO ESTÃO PREPARADOS
A educação sexual passou a ser obrigatória nas escolas, do 1º Ciclo ao Secundário, não como disciplina específica, mas de forma transversal. Mas a queixa mais apontada é que falta preparação aos docentes. "Os professores têm dificuldade em abordar o tema. Muitos têm questões por resolver. Falta dar formação ou colocar nas escolas técnicos", defende Bruno Inglês.
NÃO FORÇAR O TEMA
Os pais não devem forçar o tema da sexualidade mas quando, por exemplo, desconfiam de que os filhos iniciaram a vida sexual, devem falar com eles desde que o façam "com naturalidade" e sem "invadir a sua privacidade".
AMIGOS SÃO FONTE
Um estudo de 2001, do sexólogo Nuno Nodin, indica que 55,2% dos jovens adultos obtiveram informação sobre os contraceptivos que usam junto de amigos, enquanto 49,6% recorreu aos pais e 23,4% aos professores.
VIGIAR USO DA NET
Os pais devem "estar atentos e monitorar" o uso da internet, em especial das redes sociais, MSN e chats, defende Bruno Inglês: "De vez em quando devem entrar nos quartos e ver o que estão a fazer."
ADIAR RESPOSTAS
"Os pais devem dar informação correcta, o que significa que se não souberem devem adiar a resposta e dizer ‘vou procurar saber e depois digo-te’ e nunca dizer que não sabem ou ‘não é para a tua idade’", afirma o especialista.
IOGA A 38 GRAUS CELSIUS PARA COMBATER O STRESS
É em tudo idêntico ao ioga, só que praticado em salas aquecidas a temperaturas que variam entre 38 e 40 graus celsius e com 40 por cento de humidade – porque é assim, quente e húmido, o clima na Índia, onde há milénios nasceu o ioga, termo que, em sânscrito, significa "união".
Muito divulgado nos Estados Unidos, Reino Unido e Alemanha, mas nem por isso estimado pelos puristas desta filosofia de vida, o Hot Ioga – ou Ioga aquecido – surgiu, em 1974, com Bikram Choudhury, multimilionário indiano que curou, aos 17 anos, uma lesão graças a uma série de 26 posturas executada em ambiente aquecido a 38 graus. O método Bikram inclui ainda dois exercícios de ‘pranayama’ (respiração).
Para além de promover a transpiração e, assim, a perda de peso, o calor facilita o relaxamento dos músculos, facilitador de várias posturas.
Não recomendado a pessoas com mais de 60 anos, que sofram de problemas cardiovasculares e hipertensão, nem a mulheres grávidas, o Hot Ioga facilita, segundo afirma o mestre Paulo Hayes, que ensina esta técnica em Lisboa, a eliminação de toxinas através da sudação, revigorando a pele.
"Melhora a força, ajuda a eliminar o stress e doenças conexas, alivia dores de costas e cabeça, aumenta a flexibilidade do corpo e da coluna. Reduz os sintomas de artrites e diabetes", adianta.
"BENEFÍCIOS PARA OS MENOS FLEXÍVEIS": Paulo Hayesmestre de Hot Ioga
CM – Em que consiste o Hot Ioga?
Paulo Hayes – O Hot Ioga ou Ioga aquecido consiste na prática de Ioga numa sala aquecida a 38ºC, com 40% de humidade.
– A quem é especialmente dedicado ?
– Qualquer pessoa pode praticar o método Ananda Hot Ioga. A prática está recomendada para pessoas dos 17 aos 60 anos. Nos casos de dúvida o praticante deve aconselhar-se com o seu médico.
– Não é preciso ser muito flexível para praticar Hot Ioga?
– Não. Pode dizer-se até que nos primeiros meses quem beneficia mais são os que têm pouca flexibilidade. Os que já têm flexibilidade aumentam ainda mais o grau de consciência corporal e energético.
MASSA CHINESA COM PERU
INGREDIENTES
(para 4 pessoas)
- 3 cenouras raladas
- -1/2 couve lombarda cortadaem tiras finas
- 200 gr de rebentos de soja
- 3 dentes de alho
- 2 cebolas
- Óleo de soja- 300 gr de peito de peru
- -1 embalagem de massa chinesa
- Sal, pimenta e azeite q.b.
CONFECÇÃO
Numa frigideira grande aloure a cebola e o alho no azeite, juntando depois o peito de peru cortado em tiras finas. Tempere com sal e pimenta. Quando a carne estiver pronta, junte os legumes e o molho de soja, deixando cozer em lume brando. Se for necessário acrescente mais molho. Separadamente deite a massa em água a ferver, desligando de imediato o lume. Depois de repousar 4 minutos estará pronta. Retire a massa, deite numa travessa e disponha por cima o preparado da frigideira.
DICAS PARA A CELULITE
DIETA
Coma verduras, leguminosas e cereais; prefira as variedades magras de carnes e lacticínios e beba muita água. Evite os alimentos que provocam retenção de líquidos, como o sal.
EXERCÍCIO FÍSICO
Faça exercício de uma forma regular, sem necessida-de de suar até à exaustão. Ande a pé ou nade. O exercício melhora o metabolismo e activa a circulação.
CREMES ANTICELULITE
Existem variadíssimos cremes anticelulite no mercado cujas fórmulas estimulam a actividade celular, destruindo a gordura. A aplicação desses cremes, através de massagens, potencia o seu efeito, favorecendo a circulação e combustão de gorduras.
NOTAS
COMEÇO: MAIS CEDO
Estudos indicam que nos últimos dez anos a idade média da primeira relação sexual diminuiu um ano, sendo hoje de 14 anos para os rapazes e 16 para as raparigas
JOVENS: VIDA SEXUAL
Os jovens mais bem informados sobre temas de sexualidade são aqueles que tendem a iniciar mais tarde a sua vida sexual, revelam diversas investigações
ESCOLA: PROGRAMAS
A Educação Sexual aborda no 1.º Ciclo a noção de corpo, no 2.º a transformação do corpo, no 3.º a reprodução e, no Secundário, a ética da sexualidade
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.