page view

Espanhóis retiram mais água do rio Tejo

Novo transvase para o rio Segura aprovado pelo governo espanhol.

06 de outubro de 2018 às 01:30

O Governo espanhol aprovou um transvase de 20 hectómetros cúbicos do rio Tejo para o Segura para este mês. A decisão é do Ministério para a Transição Ecológica e deve-se à falta de água na bacia do Segura – as barragens do sudeste de Espanha estão com 21,84% da sua capacidade de armazenamento, cerca de metade face à média dos últimos dez anos, o que agrava o cenário de seca.

Já a bacia do Tejo, do lado espanhol, está com 50,38% da capacidade de armazenamento – a média a dez anos é de 47,54%. No entanto, é provável que até final do ano Espanha avance para mais um transvase do Tejo para o Segura.

A retirada de água do Tejo deverá baixar os níveis nas albufeiras a jusante, incluindo as portuguesas. Segundo o último boletim de armazenamento divulgado pelo Sistema Nacional de Recursos Hídricos, as albufeiras do Tejo estão a 66,8% da sua capacidade, ligeiramente acima da média (61,9%).

Projeto hidráulico que nunca reuniu consensos

O transvase Tejo-Segura é uma das maiores obras de engenharia na Península Ibérica. Os primeiros projetos começaram em 1933 mas apenas ficou concluído em 1979.

As águas do Tejo passam para o Segura a partir das barragens de Entrepeñas (Guadalajara) e de Buendía (Cuenca) para a de Talave (Albacete). O primeiro transvase aconteceu em 1981. O projeto nunca reuniu consensos, mesmo em Espanha, mas os governos do país vizinho têm argumentado com os empregos que a mudança das águas gera numa das regiões mais pobres do país - Múrcia.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8