page view

Falsos abusos em divórcios

Mais de 50% das acusações de abusos sexuais são falsas.

07 de março de 2016 às 08:57

As falsas acusações de abuso sexual e violência doméstica em processos de divórcio têm vindo a aumentar. Segundo revelou ao CM fonte da PJ, "nos processos de regulação parental, mais de 50 por cento das denúncias de abusos sexuais sobre as crianças são falsas".

O total de queixas por abuso sexual de menores cresceu 30 por cento em 2015, ano em que foram instaurados 1908 inquéritos, que comparam com os 1335 abertos em 2014. Um crescimento exponencial que pode estar relacionado com este expediente, utilizado maioritariamente pelas mães contra os pais.

"Tenho lidado com casos em que a mãe, em sofrimento por causa do divórcio e muitas vezes devido a perturbações da personalidade, tenta recorrer a este expediente. Quando percebem que não alinho na mentira vão-se embora", afirmou ao CM a pedopsiquiatra Ana Vasconcelos, acrescentando: "Os pais pedófilos existem, mas são raros e com uma avaliação psicológica é possível detetar."

Ricardo Simões, da Associação para a Igualdade Parental, diz que "atualmente são mais as falsas acusações de violência doméstica".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8