page view

Governo defende exames no acesso ao ensino superior e promete manter exigência

"Exames são a garantia de que os alunos chegam ao ensino superior com um nível adequado de preparação", garantiu Cláudia Sarrico.

09 de setembro de 2025 às 13:50

A secretária de Estado do Ensino Superior defendeu esta terça-feira que "os exames são a garantia de que os alunos chegam ao ensino superior com um nível adequado", prometendo que o Governo vai manter a exigência no acesso.

"Vamos manter a exigência no acesso ao ensino superior. Os exames são a garantia de que os alunos chegam ao ensino superior com um nível adequado de preparação", afirmou Cláudia Sarrico, ao intervir na apresentação, em Lisboa, da edição de 2025 do relatório internacional Education at a Glance.

Lembrando que Portugal tem aumentado a percentagem de adultos com ensino superior, a governante alertou ainda que o concurso nacional de acesso ao ensino superior, que este ano contou com menos candidatos, é apenas uma das formas de aceder àquele nível de ensino.

"O concurso nacional de acesso aplica-se sobretudo a estudantes que entram logo a seguir ao ensino secundário [...] para licenciaturas e mestrados integrados, mas a sua importância relativa tem diminuído", sustentou.

O Education at a Glance é o relatório anual da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) que fornece estatísticas sobre os sistemas educativos dos 38 Estados-membros.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8