page view

Há mais de três milhões de pessoas a viver na Área Metropolitana de Lisboa

18 concelhos somam 28% da população nacional. Área urbana da capital nunca teve tantos habitantes.

17 de novembro de 2025 às 01:30

Pela primeira vez, a Área Metropolitana de Lisboa (AML) ultrapassou a barreira dos três milhões de habitantes. Com base nas estimativas do ano passado, os 18 concelhos da AML somam 3 005 119 habitantes (28% da população nacional).

É um aumento de perto de um milhão de habitantes, no espaço de 50 anos, por comparação com os cerca de 2,1 milhões que viviam nestes concelhos em 1974.

O crescimento demográfico resulta sobretudo da chegada de imigrantes, numa realidade comum a todos os municípios, mas que tem maior expressão na capital onde dois em cada cinco habitantes são estrangeiros.

Os dados divulgados pela Pordata revelam um aumento populacional mais expressivo na Península de Setúbal e nesta nos concelhos de Montijo, Palmela e Sesimbra.

A explicação é a facilidade de acesso criada pela Ponte Vasco da Gama e por os preços das casas serem mais baixos face a outros concelhos mais próximos de Lisboa. No retrato realizado a cada concelho há pontos comuns como uma população idosa crescente, em que um em cada cinco residentes tem mais de 65 anos.

Em todos os concelhos o número de jovens com menos de 15 anos é sempre inferior aos idosos. A menor disparidade é no Montijo, onde 16% da população tem menos de 15 anos e 18% mais de 65 anos.

Montijo e Seixal são os únicos concelhos da Margem Sul onde os nascimentos são superiores aos óbitos. O saldo natural é também positivo em Sintra, Loures, Amadora, Odivelas, Vila Franca de Xira e Mafra. 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8