page view

IGAS sugere que as tutelas devem exigir às administrações dos hospitais sistemas eficazes de auditoria interna

Serviços permitiriam responsabilizar os conselhos de administração se as coisas não correrem bem.

17 de dezembro de 2025 às 11:15

O inspetor-geral da Saúde, Carlos Carapeto, sugeriu, esta quarta-feira, que as tutelas devem exigir aos conselhos de administração dos hospitais sistemas de auditoria interna com recursos suficientes para poderem ser responsabilizados se as coisas não correrem bem.

"Provavelmente, as tutelas devem começar a exigir aos conselhos de administração que montem serviços de auditoria interna com recursos suficientes, com programas de formação, e responsabilizar os próprios conselhos de administração (...). Eu não os nomeio, não os demito, mas é possível que as tutelas o façam", afirmou.

Carlos Carapeto falava aos deputados da Comissão Parlamentar de Saúde, onde esta quarta-feira de manhã foi ouvido a propósito da produção adicional na Unidade Local de Saúde de Santa Maria, designadamente o relatório relativo ao médico dermatologista que recebeu mais de 700 mil euros em três anos de cirurgias adicionais.

O responsável foi ouvido a pedido do partido Chega, que questionou a Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) "onde estava" durante os anos em que esses pagamentos foram feitos no Santa Maria.

"O erro foi do regulador, e não do bisturi", afirmou a deputada do Chega Cristina Henriques, o que levou Carlos Carapeto a rejeitar responsabilidades.

"Se acha que a IGAS ou outra qualquer instituição de controlo interno é responsável por todas estas falhas, então deixamos de ter conselho de administração e eu fico a gerir os hospitais todos", respondeu o responsável.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8