page view

INEM vai implementar triagem para chamadas em espera há mais de 3 minutos

Objetivo é otimizar o funcionamento do Centro de Orientação de Doentes Urgentes.

06 de novembro de 2024 às 16:33

O INEM anunciou, esta quarta-feira, que vai implementar triagem para chamadas em espera há mais de três minutos, na sequência dos elevados tempos de espera que se têm vindo a verificar devido à escassez de profissionais. O objetivo é otimizar o funcionamento do Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU).

"A carência de profissionais da categoria de Técnico de Emergência Pré-hospitalar (TEPH) no mapa de pessoal do INEM, exacerbada agora pela greve dos trabalhadores desta categoria profissional às horas extraordinárias, sem fim previsto, tem pontualmente condicionado o nível de resposta que o INEM pretende oferecer aos cidadãos que necessitam dos serviços do Instituto", lê-se num comunicado enviado às redações.

Para além da triagem das chamadas, o Conselho Diretivo do INEM vai efetuar a curto prazo a integração de Enfermeiros nos CODU para realização de determinadas funções; a revisão dos procedimentos relativos à passagem de dados das equipas de emergência no terreno e a revisão dos fluxos de triagem do CODU e do SNS24 para transferência de chamadas entre estes serviços. 

Na última semana, cinco doentes morreram depois de aguardarem elevados tempos de espera para que a chamada fosse atendida pela linha 112.

Cinco mortos numa semana

Na quinta-feira passada, um homem morreu após aguardar por mais de uma hora por cuidados de emergência em Bragança. No mesmo dia, houve ainda registo de um homem gravemente ferido num acidente que teve que ser transportado pela filha devido à ausência de resposta do INEM.

No sábado, uma mulher de 94 anos, que se encontrava em paragem cardiorrespiratória, morreu a caminho do Hospital de Tondela depois de ter esperado mais de 40 minutos para ver a sua chamada atendida nos Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU). 

Na segunda-feira, uma idosa utente de um lar, em Castelo de Vide, Portalegre, esteve quase uma hora e meia à espera de ser atendida no 112. Entretanto, a idosa, de 86 anos, acabou finalmente por ser transportada para o hospital de Portalegre, onde acabou por falecer.

Esta terça-feira, uma mulher de 70 anos, que tinha sofrido um AVC no Tribunal de Almada, morreu depois de ter ficado mais de uma hora e meia à espera de socorro.

Uma procuradora teve que contactar o comandante da PSP e a idosa foi transportada para o Hospital Garcia de Orta num carro-patrulha. Acabou por morreu na unidade hospitalar. O Ministério Público está a investigar o caso. 

Por último, em Cacela Velha, no distrito de Faro, um idoso, de 77 anos, morreu após ter ficado à espera do INEM mais de uma hora e meia. João Martins estava a andar de bicicleta e foi encontrado caído junto a uma estrada.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8