page view

Investigada 12.ª morte durante a greve do INEM

Mulher de 73 anos vivia em Montemor-o-Velho e não resistiu a uma paragem cardiorrespiratória. O óbito foi confirmado em sua casa.

08 de março de 2025 às 01:30
A carregar o vídeo ...

Investigada 12.ª morte durante a greve do INEM

A morte de uma mulher de 73 anos, residente em Volta da Tocha, Montemor-o-Velho, é a 12.ª a ser investigada pela Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS), no âmbito de falhas no socorro por atrasos no atendimento de chamadas no INEM, em novembro do ano passado, durante a greve dos técnicos de emergência pré-hospitalar.

Esta morte ocorreu na madrugada de 5 de novembro. Na sequência de uma paragem cardiorrespiratória, os meios de socorro foram acionados pelas 00h15 e o óbito foi declarado pela equipa da VMER de Coimbra, apurou esta sexta-feira o CM. As outras 11 mortes sob investigação ocorreram entre 31 de outubro e 5 de novembro, em Bragança, Freixo de Espada à Cinta, Tondela, Almada, Castelo de Vide, Cacela Velha, Vendas Novas, Pombal, Ansião e Matosinhos.

A IGAS confirmou esta sexta-feira ao CM que o inquérito em curso abrange um total de doze mortes atribuídas a eventuais atrasos no atendimento no CODU do INEM das chamadas telefónicas feitas via 112, encontra-se em “desenvolvimento”, com a “recolha e análise dos testemunhos” e “não é possível prever uma data para a conclusão do inquérito”.

Já houve duas peritagens e vão ser pedidas mais “a curto prazo”, na sequência das “audições aos técnicos de emergência pré-hospitalar e médicos” do INEM.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8