page view

IURD geria rede internacional de tráfico de crianças

Vários menores acolhidos em lar ilegal de crianças foram roubados às mães. Dezenas de famílias afetadas.

11 de dezembro de 2017 às 10:25

A Igreja Universal do Reino de Deus, conhecida por IURD, operava uma rede internacional de tráfico de crianças através de adoções ilegais, que chegou a afetar mães portuguesas, que viram os seus filhos serem roubados. Os casos, ocorridos nos anos 90, são denunciados pela TVI.

Segundo a estação de Queluz de Baixo, a IURD geria um lar legal, o Lar Universal, que acolhia crianças entregues pela Segurança Social ou pelas próprias mães. As crianças acolhidas nesta instituição eram depois entregues a bispos e pastores da igreja.

Sem que as mães fossem informadas nem tomassem qualquer decisão, as crianças eram ‘roubadas’ à família biológica e levadas para fora do País, em particular para o Brasil e Estados Unidos da América. Dezenas de famílias terão sido afetadas pelo esquema da IURD.

O Lar Universal esteve situado primeiro em Camarate e depois na avenida Gago Coutinho, no centro de Lisboa. Segundo a TVI,as mães recorreram às autoridades para tentar recuperar os filhos mas não obtiveram resposta.

Os casos serão denunciados numa série de dez reportagens intituladas ‘O Segredo dos Deuses’, que serão exibidas até 22 de dezembro. A TVI garante ainda que os netos do líder da IURD, Edir Macedo, foram adotados de forma ilegal, depois de serem retirados do Lar Universal. Serão os filhos das duas filhas de Edir Macedo.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8