Homem de 40 anos é acusado de atear cinco fogos.
Entre 24 de julho e 10 de agosto do ano passado, um homem de 40 anos, residente em Vieira do Minho, ateou cinco fogos florestais na área onde vivia. Munido de fósforos e gasolina, pegou fogo em zonas de difícil acesso, na freguesia de Eira Vedra. O incendiário, que foi colocado em prisão preventiva, foi agora acusado de cinco crimes de incêndio florestal e vai começar a ser julgado em breve.
O Ministério Público (MP) de Braga não tem dúvidas de que o arguido "saiu da sua casa e lançou fogo, por cinco vezes distintas, à vegetação situada em área florestal". O homem, sem profissão, terá agido sempre alcoolizado e terá sido movido por "sentimentos de vingança", refere o MP na acusação.
Os incêndios eram sempre ateados à noite ou durante a madrugada, na zona de Atafona, em Eira Vedra, e consumiram, ao todo, pelo menos 12 hectares de mato e floresta.
Durante mais de duas semanas, os incêndios foram combatidos por cerca de 150 bombeiros de todo o distrito, apoiados por vários meios, incluindo aéreos, para evitar que as chamas provocassem maiores danos, uma vez que se trata de uma área de vasta vegetação e com várias habitações nas proximidades. O incendiário acabaria por ser detido pela Polícia Judiciária de Braga, no dia 20 de agosto, e está, desde essa altura, em prisão preventiva.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.