page view

Mais de 400 engenheiros e arquitetos disponíveis para apoiar reconstrução da região centro

Bolsa de voluntários foi proposta pelas respetivas ordens.

05 de fevereiro de 2026 às 16:19

Mais de 400 engenheiros e arquitetos disponibilizaram-se já para ajudar na reconstrução da região centro, inscrevendo-se numa bolsa de voluntários proposta pelas respetivas ordens.

Na semana passada, na sequência da tempestade Kristin que devastou partes dos distritos de Leiria, Coimbra e Santarém, as secções regionais do Centro da Ordem dos Arquitetos e da Ordem dos Engenheiros propuseram a criação de uma bolsa conjunta de voluntários para apoiar a recuperação dos territórios afetados pela tempestade.

Numa carta enviada à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) e às Comunidades Intermunicipais (CIM) da Região de Coimbra e de Leiria, as duas ordens profissionais manifestaram disponibilidade "para constituir um grupo de trabalho técnico com vista à constituição de uma bolsa de arquitetos e engenheiros voluntários", que assegure uma resposta técnica coordenada.

A iniciativa surgiu em resposta aos "impactos registados ao nível das infraestruturas, edificado, ocupação do solo, serviços essenciais e recursos" causados pela tempestade, referiram então Florindo Belo Marques, da Secção Regional do Centro da Ordem dos Arquitetos, e Isabel Lança, da Região Centro da Ordem dos Engenheiros.

Hoje, questionada pela Lusa, Isabel Lança disse que se inscreveram na bolsa 256 engenheiros, um número elevado porque, disse, "os engenheiros costumam ser muito solidários".

A responsável, presidente da Ordem na região centro, explicou que já está no terreno uma equipa para preparar o modelo de registo e começar depois a trabalhar com a Estrutura de Missão para a Reconstrução da Região Centro, chefiada por Paulo Fernandes.

Integrados nessa estrutura, os voluntários farão um levantamento das situações críticas do edificado, para depois se passar à fase de intervenção efetiva.

Isabel Lança disse que será aberta mais uma plataforma para que se possam inscrever peritos, destinada essencialmente a empresas que não têm seguro.

Também à Lusa, a vice-presidente da Ordem dos Arquitetos do centro, Liliana Moniz, disse que 160 arquitetos se inscreveram na bolsa e que vão trabalhar com a Ordem dos Engenheiros e com a estrutura de missão.

Os arquitetos fizeram uma proposta sobre o modelo de operações e aguardam a resposta da estrutura de missão para começarem a trabalhar.

"São técnicos extraordinários, e é um povo extraordinário", disse.

Na sequência da tempestade, a Ordem dos Engenheiros Técnicos também se disponibilizou para apoiar a reconstrução da região centro.

Paulo Moradias, da Ordem, disse à Lusa que contactou a estrutura e manifestou a disponibilidade de colaborar.

"Disponibilizamo-nos para ser parceiros no projeto e contactamos a estrutura de missão no sentido de poder contar com a Ordem dos Engenheiros Técnicos", disse.

Paulo Moradias disse também à Lusa que a Ordem está a preparar uma conta solidária, contando em primeiro lugar com o apoio dos membros da estrutura.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8