Baixas temperaturas pelo menos até dia 25 deste mês.
Março foi classificado como "um mês muito frio" e, de acordo com os dados disponibilizados pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera, foi o março com a temperatura média mais baixa dos últimos 31 anos. Uma tendência que se verifica também em abril. Para hoje há a possibilidade de queda de neve nos onze distritos mais a Norte no País.
Em particular durante as noites e manhãs, as temperaturas baixas atingiram valores históricos, o que levou a que durante o terceiro mês do ano a média da temperatura mínima fosse inferior às registadas em dezembro, janeiro e fevereiro.
No que toca ao frio, o tempo registado veio, assim, confirmar o ditado de "março, marçagão, manhãs de inverno e tardes de verão". Já quanto ao calor, o ditado ficou por confirmar, uma vez que a média máxima obtida foi de uns modestos 15,6 graus Celsius, abaixo dos valores habituais para março. A primavera começou com frio e para abril parece não haver uma alteração significativa, pelo menos até dia 25. Na primeira semana do mês a temperatura mínima média foi de 5,5 graus.
Em termos de precipitação, março registou valores habituais para esta época do ano. Contudo, a falta de chuva no inverno a sul leva a que os solos no Baixo Alentejo e no Sotavento Algarvio estejam sob efeito da seca.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.