page view

Médicos ficam sem descanso

Clínicos são obrigados a trabalhar após 24 horas de serviço.

03 de março de 2015 às 08:30

Há hospitais em Lisboa que não deixam os médicos descansar depois de um banco nocturno (24 horas), denuncia o secretário-geral do Sindicato Independente dos Médicos, Jorge Roque da Cunha.

O descanso compensatório é obrigatório desde 1 de janeiro, mas há administradores hospitalares que ignoram a lei e obrigam os médicos a continuar o horário de trabalho.

"É inaceitável e um risco para os médicos e utentes. O descanso é uma necessidade. Os médicos podem recusar-se e não podem ser penalizados", afirmou ao CM o bastonário da Ordem dos Médicos. José Manuel Silva criticou ainda o facto de os clínicos estarem a ser tratados como "robôs incansáveis". A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo recusa qualquer responsabilidade e garante que enviou o ofício para todos os hospitais no dia em que o recebeu, a 24 de fevereiro.

O Sindicato dos Médicos dá como exemplo o Centro Hospitalar de Lisboa Central, nomeadamente o Hospital de São José. O CM solicitou um esclarecimento ao CHLC, sem sucesso. 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8