page view

Morreu Américo Martins, o "praxista boémio" que virou Dux da praxe do Porto

Estudante de Engenharia Civil tinha 73 anos.

03 de dezembro de 2024 às 15:34

Morreu com 73 anos Américo Martins, Dux Veteranorum da praxe do Porto. "A tradição académica é a minha vida", chegou a dizer ao Correio da Manhã, em 2007.

Apesar de reconhecer, na altura, que não era "grande exemplo" no campo académico, admitia ser um "pai" para todos os estudantes da academia do Porto.

"De estudante passei a praxista, boémio e pensador da tradição académica”, assumia.

A sua primeira matrícula data do final dos anos 60. Interrompeu os estudos para cumprir serviço militar na Guerra Colonial em Palmela. Regressou nos anos 70 e lá se manteve até hoje.

A notícia da sua morte foi anunciada com "o mais profundo pesar" pela Federação Académica do Porto.

"A Federação Académica do Porto vem manifestar publicamente o mais profundo pesar pelo falecimento do Dux Veteranorum, Américo Martins, e endereçar à família, amigos e estudantes as mais sentidas condolências. Recordaremos com eterna saudade o espírito de entrega, o serviço ao próximo e o envolvimento com a Academia do Porto. Américo Martins foi Academia do Porto do primeiro ao último dia", lê-se no comunicado da direção da FAP.

Também o Orfeão do Porto manifestou "enorme sentido de pesar" pela morte do antigo sócio.

"O Américo dedicou muito da sua vida à Academia do Porto como conceito e vivência prática, nunca deixando ninguém indiferente à sua paixão, vivacidade e presença inescapável, marcando inúmeras gerações de estudantes com a sua eterna jovialidade e espírito académico. O lugar de figura incontornável da história académica do Porto é seu por direito próprio. História essa que não se limitou apenas a ver e viver, mas igualmente a escrever e a criar. À sua família e amigos, em especial na pessoa da nossa querida Margarida Paula, o Orfeão endereça as suas mais sentidas condolências."

O funeral será esta quinta-feira às 14h30 na Igreja das Antas, no Porto.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8