Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
7

Morreu mais um utente com covid-19 no surto em lar de Setúbal. É o sétimo óbito na instituição

Entre os casos ativos, 54 são utentes e 22 são funcionários.
Lusa 26 de Agosto de 2020 às 18:14
Idosos
Idosos FOTO: Getty Images
Um residente de um lar de Setúbal morreu nas últimas 24 horas devido à covid-19, existindo 76 casos ativos relacionados com o surto na instituição, indicou hoje a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo.

Ainda segundo a Administração Regional de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLTV), entre os casos ativos, 54 são utentes do MHAS Centro Geriátrico e 22 são funcionários.

Nove residentes do lar de Setúbal estão internados.

Na segunda-feira tinha morrido outro utente do MHAS Centro Geriátrico.

De acordo com a atualização da situação nos lares enviada à Lusa pela ARSLTV, no Lar de São José, no Barreiro, onde quatro utentes morreram nas duas últimas semanas, continuam a registar-se 32 casos ativos de covid-19, 27 dos quais residentes e cinco funcionários, estando três utentes internados (menos um do que na segunda-feira).

O surto no Lar de São José foi detetado no início do mês e contabilizou no total 52 casos positivos (38 em residentes e 14 em trabalhadores).

No Lar de Nossa Senhora da Luz, em Torres Vedras, continuam também a existir 71 casos ativos (48 residentes e 23 funcionários), estando 20 utentes internados (menos um do que na segunda-feira).

Este surto, no distrito de Lisboa, foi detetado no dia 03 de agosto e já se registaram seis mortos, o último na segunda-feira.

Na Casa de Saúde e Repouso da Amoreira, em Odivelas, onde foi detetado um surto no início da semana passada, permanecem 77 casos ativos (38 residentes e 39 funcionários), com quatro utentes internados.

No lar da Associação de Solidariedade e Apoio Social do pessoal da TAP, onde no início da semana passada morreu um utente, continuam ativos 53 casos, dos quais 41 residentes e 12 funcionários, estando internados três residentes.

A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 820 mil mortos e infetou mais de 23,9 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.807 pessoas das 56.274 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Setúbal Vale do Tejo Lar de São José MHAS Centro Geriátrico Lisboa questões sociais saúde
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)