page view

"Não damos voto a quem nos rouba", dizem professores em protesto

Docentes protestam em Lisboa e deixam aviso para as eleições.

25 de janeiro de 2019 às 08:30

Se os professores forem roubados no tempo de serviço, não vamos dar o voto a quem nos rouba." Mário Nogueira, secretário-geral da Fenprof, deixou esta quinta-feira o aviso para as eleições legislativas deste ano, ao discursar durante o protesto que juntou centenas de docentes nas ruas de Lisboa.

Antes, em declarações aos jornalistas, o dirigente sindical deixara outro aviso: "Os professores nunca vão desistir. O Governo tem de meter isto na cabeça. Não sei se o doutor António Costa acha que lhe dá votos ter uma guerra contra os professores, mas é uma questão de justiça, de lei e de equidade face aos docentes da Madeira e dos Açores."

Segundo os sindicatos, foram cerca de 2 mil os professores que se concentraram junto ao Ministério da Educação e marcharam depois até à Presidência do Conselho de Ministros para exigir o início imediato das negociações pela recuperação dos 9 anos, 4 meses e 2 dias do tempo de serviço congelado durante a crise. "Não desisto desta luta, é um direito que nos assiste", disse ao CM Maria Reis, docente em Vila Nova de Gaia.

João Dias da Silva, secretário- -geral da Federação Nacional de Educação, também sublinhou que desistir está fora de questão e que está "na mão do Governo" ter um ano letivo tranquilo. "Não pode empurrar a solução deste problema para o Governo seguinte", afirmou.

Os sindicatos reiteraram que ainda neste segundo período haverá uma manifestação. "Da próxima não seremos dois mil mas dezenas de milhares", disse Nogueira.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8